A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires da noite desta segunda-feira, 31, foi marcada pela participação do delegado regional de Polícia, Luciano Menezes. A convite do presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), o policial veio à Capital do Chimarrão para falar a respeito do efetivo da Polícia Civil e de outros assuntos relacionados à corporação no município.
Menezes foi ao Legislativo acompanhado do delegado Guilherme Dill, que recentemente se transferiu para Venâncio Aires e assumiu a Delegacia de Polícia. O delegado Paulo César Schirrmann, atualmente titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), não estava presente. Schirrmann foi remanejado para a DPPA após a transferência de Vinícius Lourenço de Assunção para Lajeado. Sobre isso, Menezes disse que não falaria, pois não foi uma decisão sua.
De concreto, o delegado regional afirmou que a Sala das Margaridas – espaço para que as mulheres vítimas de violência sejam acolhidas na Polícia Civil e que teve obras concluídas há quase um ano – será inaugurada nos próximos dias. Ele afirmou que ficou sabendo que a sala estava pronta ao ser informado pela chefia de Polícia, a quem o vereador Jeferson Schwingel, o GP (PP), endereçou uma moção na semana retrasada, justamente cobrando a inauguração.
Sobre efetivo, o delegado declarou que, na sexta-feira, 28, recebeu orientação de instância superior para elaborar um estudo do déficit de policiais na região. E, de acordo com ele, o município de Venâncio Aires é a “prioridade número 1” em caso de novo concurso público e disponibilidade de recursos humanos. Antes de deixar o Plenário Vicente Schuck, Menezes respondeu a questionamentos dos vereadores e garantiu que, em breve, estará na cidade para se reunir com as lideranças e discutir sobre projetos para o futuro da segurança pública local.