A Capital Nacional do Chimarrão tem duas representantes entre as principais promessas do padel no mundo. Mariana Zingler Knies, de 10 anos, e Cecília Souza de Almeida, de 13 anos, estão no top 10 do ranking Sub-12 e Sub-14 da Federação Internacional de Padel (FIP), atualizado nesta semana. A FIP leva em conta participações em torneios nacionais e estaduais.
Cecília, filha de Aerton e Fernanda Almeida, é a mais experiente das duas. Pratica o esporte desde 2022 e atualmente é treinada por Willian Knyggia, com treinamentos no Smart Sports. Patrocinada pela Nox, marca internacional com sede em Balneário Camboriú, nesta temporada a atleta já disputou a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, Gaúcho, Catarinense, Copa Cesla (Santa Maria) e Campeonato Paranaense. Conforme o pai Aerton, ela foi campeã na categoria Sub-14 em todas as etapas.
Neste ano, ainda há mais três etapas do Campeonato Brasileiro e do Gaúcho, além de torneios locais – estes últimos não contam para o ranking da FIP. Cecília conta que se sentiu feliz e orgulhosa por aparecer entre as 10 melhores no ranking. “Busco cada vez resultado e posições melhores e uma convocação para o Campeonato Mundial de Menores, que ocorrerá esse ano”, relata. Em 2024, ela foi campeã Pan-americana no México e atualmente lidera o ranking brasileiro.
Mariana no Sub-12
Com apenas 10 anos, a venâncio-airense Mariana Zingler Knies, filha de Fernando Knies e Priscila Zingler, já figura entre os principais nomes do esporte no Sub-12. Ela realiza treinamentos diários com Willian Knyggia em Venâncio e treina também com Erickson Walter em Lajeado, uma vez por semana (físico). Mariana é patrocinada pela Heros, marca de raquetes italiana.
Segundo o pai Fernando Knies, ela vem crescendo e evoluindo na categoria através de muito treinamento e dedicação pessoal e familiar. “Ela segue focada em seguir treinando, competindo e evoluindo como atleta e agregando o esporte e escola nos ensinamentos para sua vida. Buscando firmar uma base sólida para que, quando chegue a idade, esteja preparada e possa servir a Seleção Brasileira de Padel, que é seu sonho”, afirma Knies.
Atualmente, Mariana compete no cenário nacional, estadual e regional do padel, alcançando bons resultados e colocações expressivas, o que melhoram também a colocação no ranking da Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa).
Ranking Federação Internacional de Padel
• Sub-12
1º Mariana Zingler Knies: 400 pontos
1º Fernanda Ribeiro Guimar (ESP): 400 pontos
1º Isabel Helene Lerneby (SUE): 400 pontos
• Sub-14
1º Javiera Carvajal Santos (CHI): 3400 pontos
2º Pola Carvajal Olguin (CHI): 3200 pontos
3º Martina Nilson (BRA): 2875 pontos
8º Cecília Souza de Almeida: 2275 pontos