O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), divulgou nas redes sociais, no fim da tarde de hoje, que enviou para a Câmara de Vereadores o relatório final da sindicância que investiga a falta de 1.782 colchões do Almoxarifado Municipal. De acordo com ele, “não houve dano ao Município ou desvio de colchões, mas erros de procedimentos administrativos perfeitamente justificáveis durante a calamidade”. Ele disse ainda que espera que o assunto seja superado “de forma técnica e não política”.
Os itens foram adquiridos com recursos da Defesa Civil federal, em virtude da catástrofe climática de maio do ano passado. No fim de 2024, a Coordenadoria de Controle Interno promoveu um levantamento do patrimônio público e apontou a inconsistência, o que levou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) a determinar a abertura de uma sindicância para apurar as causas dos apontamentos do setor de controle.
Relembre o caso
A situação foi constatada pela Coordenadoria de Controle Interno em manifestação referente ao último trimestre do ano passado. No entanto, o caso só se tornou público na semana passada, quando a comissão de sindicância foi criada. Os itens estão avaliados em R$ 461.538,00 e foram adquiridos com recursos emergenciais da Defesa Civil federal, em virtude da catástrofe climática.
O caso chegou a chegar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. No entanto, a ação não teve desdobramentos desde então.