Rainhas e princesas das 17 edições da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) estiveram reunidas na noite deste sábado, 10, durante o tradicional encontro de soberanas da Fenachim. O evento foi promovido pela Folha do Mate, Rádio Terra FM e a GRA Máquinas, no Palácio das Soberanas (Casa de Cultura), do Parque Municipal do Chimarrão.
Participaram da programação em torno de 30 mulheres que marcaram a história da maior festa de Venâncio Aires, realizada desde 1986. “As soberanas têm um papel muito importante na divulgação do evento por todo o estado. Este encontro é uma forma de valorizar quem faz parte dessa história”, observou o diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke.
Durante o evento, foi evidenciado o desejo da Associação das Soberanas da Fenachim de contar com um incentivo para a manutenção e a conservação dos trajes das soberanas de toda a história da festa. Atualmente, eles fazem parte do acervo do Museu de Venâncio Aires, mas não há um espaço específico para o acondicionamento adequado das peças.
Presentes no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Dudu Luft, e o prefeito Jarbas da Rosa, garantiram que buscarão formas de auxiliar a entidade no projeto. A presidente da Associação, Fernanda Landim, ressaltou a importância da ação para preservação da história da festa e do município. “As pessoas se emocionam ao verem a nossa história. Neste ano realizamos a maior exposição de trajes da Fenachim, com os vestidos sociais e trajes típicos, e o retorno tem sido muito positivo, tanto de pessoas de Venâncio quanto de fora”, ressaltou.
A exposição dos trajes das soberanas pode ser conferida na Casa de Cultura, no Parque do Chimarrão, até este domingo, 11, último dia da Fenachim. O ingresso para o evento é gratuito até as 15h. Após, custa R$ 20.