Curso de salgados finos e pães artesanais reúne mulheres rurais no ginásio em Linha Hansel

-

Durante a terça-feira, 20, e a quarta-feira, 21, cerca de 15 mulheres rurais estiveram reunidas no ginásio de Linha Hansel, no interior de Venâncio Aires, para dois dias de muito aprendizado na área da culinária. No primeiro dia, elas participaram de uma aula ministrada pela consultora técnica em panificação, confeitaria e chocolataria, que atua em Viamão, Viviane Aguiar, sobre salgados finos. No segundo dia, foi a vez das receitas de pães artesanais.

A atividade é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar do município e, conforme a extensionista rural e social Viviane Röhrs, a realização de oficinas como essa representa uma oportunidade para as mulheres gerarem renda com a venda dos produtos, além de compartilharem novas experiências. “Mesmo para quem não faz para vender, podem preparar para si mesmas em aniversários, festas e comemorações. E, para quem já vende ou tem café colonial, é uma forma de aprimorar ainda mais”, destaca.

A oficineira Viviane explica que, durante o primeiro dia, foram utilizadas três tipos de massa: pão de batata, massa folhada e massa brisée. “Iniciamos pela manhã, depois fizemos os assados e decoramos. Todos os processos são importantes, mas o foco está na finalização e na apresentação do prato. Saber apresentar é, às vezes, mais importante do que o produto em si. A estética precisa ser convidativa, que chame as pessoas para experimentar o alimento”, pontua.

As participantes aprenderam a preparar quiches de legumes, pastel suíço, folhados, canapés, bruschetta ao pesto, entre outras opções. E no segundo dia, foram as receitas de pães de artesanais com e sem fermentação natural: multigraos integral, integral com frutas secas, de vegetais, recheado com calabresa e queijo. Além de moradoras de Linha Hansel, também estiveram presentes participantes de Linha Herval, Vila Teresinha, Linha Sapé e Vila Arlindo, algumas delas integrantes dos respectivos Clubes de Mães.

No segundo dia foram realizadas receitas de pães (Foto: Divulgação)

Entre elas, estavam as moradoras da localidade anfitriã Lisandra Beatris Hermes de Oliveira, 43 anos, e Cristina Trindade Kist, 54, ambas integrantes do Clube de Mães Primavera, sendo que Cristina é a presidente. Para Lisandra, o momento de aprendizado foi especial e ela pretende testar algumas das receitas em casa. “Gostei muito do curso e aprendi muitas técnicas e receitas novas”, compartilha.

Viviane Aguiar também avalia de forma positiva a iniciativa da Emater de oportunizar cursos de culinárias para as mulheres no interior de Venâncio Aires. “A iniciativa é muito válida, oportunizando às mulheres do interior uma possibilidade de gerar renda extra e aperfeiçoar as técnicas que já possuem”, reforça.

“Aprender na prática é melhor que olhar a receita na internet. A gente sabe que hoje muitas receitas estão aos olhos e nas mãos delas pelo celular, mas oficinas como essas são de muita importância.”

VIVIANE RÖHRS

Extensionista rural e social da Emater/RS-Ascar



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido