No quinto mês do ano a estação das flores finalmente chega em Riga, capital da Letônia. Acabou a longa espera pela primavera! Cá estamos no finalzinho de maio, vivendo, enfim, a nova estação na região dos países bálticos. Enquanto os gaúchos no sul do Brasil estão curtindo as árvores frutíferas do outono, aqui no velho continente somos acolhidos pelas paisagens floridas. A primavera anuncia a chegada de um novo ciclo de bons ares, criando um espetáculo de vitalidade. Embora na última semana tivemos até neve por aqui, nesta época a penumbra cinzenta típica do clima frio se despede dos países nórdicos. Se durante mais de seis meses sobrevivemos aos dias gelados cobertos de neve, a partir de agora saudamos o ar adocicado da primavera pincelando o horizonte com um colorido extraordinário.
Sob o céu azul de maio, como num toque de mágica, a natureza se desperta do sono profundo e transforma a paisagem lá fora num espetáculo de vida. O ar primaveril se encarrega de revestir as imperfeições do inverno, criando cenários verdejantes e iluminados pelo sol brilhante. Os dias agora são longos e o céu azul resplandece. Depois de tanto tempo sem curtir o sol, a chegada da primavera na Letônia simboliza muito mais que uma simples troca de estação. A primavera por aqui traz renovação e um “joie de vivre” inimaginável a quem está acostumado a acordar todos os dias com o calor dos trópicos.

Enquanto as agruras do inverno gelado deixam marcas impregnadas e tangíveis no nosso jeito de ser, a magia primaveril se encarrega de justapor-se, salpicando o ar com fragâncias agradáveis, confirmando que cada ciclo tem sua razão de existir. Confirmando que vale à pena esperá-la. Marcado por estações bem definidas, o clima europeu determina nosso dia a dia. Aprendi aqui que cada estação carrega uma energia inerente às condições climáticas e além da transformação da natureza elas denotam mudanças tocantes no comportamento das pessoas. Nesta época as pessoas parecem mais felizes, curtem o ar livre durante horas e aproveitam cada minuto de luz pelos barzinhos e restaurantes que neste período do ano podem solicitar licença para construir nas calçadas para colocação de mesinhas e cadeiras. E assim a capital letã ganha vida pelas ruas e parques.

No centro da capital, barquinhos passeiam pelo canal contornando espaços verdes até desembocar no rio Daugava. Ao longo do calçadão, grupos de jovens curtem o entardecer manso, com o sol baixando nas águas turvas do maior rio da Letônia. Nesta época somos brindados com pores do sol magníficos seja à beira do rio ou do mar na praia de Jurmula que fica a meia hora do centro de Riga. A cidade se reveste de alegria, com uma programação cultural intensa. No último fim de semana a capital esteve lotada com milhares de corredores participando da maratona de Riga. Hoje à noite, todos os museus da capital estarão abertos com entrada livre para comemorar a chegada da nova estação.
A primavera por aqui é efêmera pois daqui a algumas semanas chega o verão abrindo um novo capítulo no cotidiano dos letões. Temperatura acima de 20 graus é motivo de festa. É motivo para ficar na rua até tarde, confraternizando com amigos e familiares! É motivo para cantar e dançar. A partir de agora Riga se reveste de alegria. Viva a nova estação!
