Venâncio Aires possui cerca de 2,2 mil quilômetros de estradas rurais. São 7,3 mil famílias que residem no campo e mais de 4,3 mil propriedades rurais. Esses números ajudam a ilustrar o tamanho do desafio que é atender quem mora no campo.
Além das estradas principais, há uma infinidade de vias secundárias que conectam distritos e localidades que até quem é venâncio-airense corre o risco de se perder. Agora imagina em uma situação de apuro, de emergência, de socorro?
Hoje é comum andar pelo interior e contar com as referências populares como “na propriedade do Ciclano, vire à esquerda, quando chegar no bar do Beltrano, dobre à direita”. Sem contar a necessidadae de incluir salões de comunidade, escolas, igrejas e cemitérios como pontos para ajudar na localização do endereço pretendido.
Buscando avançar nesta pauta, nesta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Venâncio lançou o GPS Rural, uma ferramenta que permitirá identificar propriedades rurais por meio de um código único. Na prática, facilitará o deslocamento até o interior e ajudará a levar serviços de emergência e assistência técnica até o campo. Mesmo sem conexão com a internet, o sistema funcionará offline. Com a ferramenta será possível definir a melhor rota, quilometragem e tempo estimado de chegada até o local.
O GPS Rural vem para encurtar distâncias e dar mais eficiência aos serviços, pois quem usará conseguirá chegar até a propriedade com precisão e rapidez.
Esse código poderá ser compartilhado com serviços como Samu, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Emater, Defesa Civil e secretarias municipais. Parabéns ao vereador Alberto Sausen (Podemos), que identificou muito bem uma demanda do meio rural e trouxe ao Executivo uma proposta que vai fazer a diferença na vida das pessoas do campo. Avanço que mostra o quanto à tecnologia pode e contribui para melhorar o nosso dia a dia.

Parque reabre com sistema que vai contribuir com a segurança
Considerado um dos principais pontos de integração, esporte e lazer da população venâncio-airense, o Parque Municipal do Chimarrão reabre ao público para visitação neste sábado, 24. O local esteve fechado por mais de um mês, devido à montagem e desmontagem da estrutura da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Nesta retomada, o Parque reabre ao público das 7h às 19h, com funcionamento todos os dias.
Uma das novidades desta nova fase é o monitoramento de segurança feito com equipamentos instalados pela Sultel Internet e Telecomunicação. Esse novo sistema de segurança foi instalado no Parque ainda antes da Fenachim e veio para ficar. Tratam-se de quatro totens que possuem sistema de leitura automática de placas. Esses equipamentos vão permitir fiscalizar veículos, o que ajudará a identificar aquelas situções que passam dos limites, como velocidade e volume de som. “Mesmo assim, vamos continuar as orientações e com a fiscalização”, destaca o coordenador do Parque do Chimarrão, Noredi Rodrigues.
Inicialmente, a abertura estava programada para o dia 1º de junho, mas foi possível antecipá-la. No local, foram realizadas pinturas, reformas, e melhoria na área das churrasqueiras.

Onda de frio
Nos próximos dias, na virada de maio para junho, a entrada de uma grande massa de ar de origem polar fará as temperaturas despencarem em diversas regiões do país. A se confirmar, essa será a primeira onda de frio deste ano. Conforme divulgado pelo Climatempo, temperaturas negativas podem ser registradas nos três estados da Sul. Preparem os casacos!