Ocorre nesta terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires, a 3ª edição do Fórum de Discussão sobre Adoção. A iniciativa é organizada pela Casa de Acolhimento, localizada no bairro Coronel Brito, e contará com programação nos turnos na manhã e tarde, com quatro palestras que abordam os processos de adoção de crianças e adolescentes. A primeira edição do evento ocorreu em 2019, a partir da identificação da importância de discutir o tema no cotidiano.
Conforme o administrador da Casa de Acolhimento, Cássio Silva, a equipe estará na Câmara a partir das 8h para receber as inscrições antes que o fórum inicie. A conversa inicia às 9 horas e seguirá até as 11h30min, retornando à tarde, das 13h às 16h30min. As inscrições podem ser realizadas por meio de um link disponível nas redes sociais da Casa de Acolhimento. A inscrição é gratuita, porém é necessária a doação de um alimento não perecível, para ajudar a entidade no atendimento às crianças e adolescentes. Serão quatro palestras, duas pela manhã e duas à tarde, com profissionais experientes no assunto.
Programação
- 8h: Inscrições
- 9h: Abertura oficial
- 9h30min: Palestra ‘Quem são as crianças e adolescentes institucionalizadas à espera de adoção’, com a equipe técnica da Casa de Acolhimento de Venâncio Aires
- 10h15min: Bate-papo com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública de Venâncio Aires. Atuação na garantia de direitos das crianças e adolescentes em processos de destituição e adoção (juiza Cristina Junqueira, promotor Fernando Buttini e defensora Roberta Nozari)
- 11h30min: Encerramento da manhã
- 13h: Inscrições
- 14h: Palestra ‘Os principais obstáculos da adoção e os preconceitos que levam às devoluções’, com a psicóloga Tassita e assistente social Peterson
- 15h: Intervalo
- 15h30min: ‘Perspectivas sobre o filho real versus filho idealizado’, com a advogada Karina Meneghetti
- 16h30min: Encerramento