As inscrições para o Enem 2025 começaram nesta segunda-feira, 26, e podem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante até o dia 6 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento pode ser efetuado até 11 de junho, sem prorrogação.
O exame será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de redação e de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, com duração de cinco horas e 30 minutos. No segundo dia, serão provas de matemática, química, física e biologia, com duração de cinco horas.
O Enem é o principal exame de acesso à educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas para selecionar estudantes. Os resultados também são utilizados para acesso a programas governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.
Novidades
Para a edição deste ano, o Governo Federal anunciou mudanças. Em relação à inscrição, estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio estão automaticamente pré-inscritos e só precisam confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. Além disso, particpantes com mais de 18 anos poderão voltar a usar a nota como certificado de conclusão do Ensino Médio.
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Juan Grings