Deslizamentos de encostas de morros que causaram obstrução das vias de acesso às localidades; e, um total de 11 pontes com problema estrutural onde será preciso recuperar as cabeceiras e uma delas que necessita ser construída totalmente nova.
Estudo vai traçar ações para minimizar enchentes
Ao todo, 88 municípios do RS foram prejudicados pelas cheias
São os principais estragos causados pela forte enxurrada verificada no domingo, 29, em função do alto volume de chuvas que caiu sobre as regiões do terceiro, quinto e parte do oitavo distritos de Venâncio Aires. O volume de chuvas que se precipitou sobre aquela região durante duas horas no sábado à noite, soma mais de 200mm, média superior a mensal que é de 150mm. O levantamento dos estragos causados pela enxurrada foi feito pelo secretário municipal de Agricultura Fernando Ribeiro Heissler, e pelo secretário adjunto de Agricultura Rui Schwinn, que já no domingo percorreram toda a região atingida. Heissler confirma que a secretaria ainda na terça-feira, 1º, recebeu notificações dos estragos.
Ainda no domingo pela manhã, as capatazias de Vila Deodoro e Centro Linha Brasil iniciaram os trabalhos de desobstrução das pontes e das estradas interditadas pelos deslizamentos. Para agilizar os serviços, na terça-feira, a Prefeitura contratou duas escavadeiras hidráulicas para auxiliarem na recuperação das estradas e na desobstrução das pontes. Heissler acentua que as cabaceiras das pontes estão sendo recuperadas com rachão para permitirem a passagem de veículos. Toda a recuperação é um trabalho que demanda um tempo maior, por isso, Heissler solicita aos atingidos e aos demais usuários, que tenham paciência até que todos sejam atendidos.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 03/07/2014.