Na terça-feira, 15, ocorreu durante uma reunião-almoço na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a segunda etapa do projeto ‘Encontros pela Diversificação’, que, nessa edição, teve como foco o setor de serviços. A reunião-almoço foi promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva) em parceria com a Folha do Mate, e contou com a participação de mais de 90 pessoas, entre elas comerciantes, empresários e lojistas.
O palestrante, Paulo Bertone, formado em marketing pela Universidade da Flórida, apresentou e explicou um pouco mais sobre a temática ‘A trilogia do sucesso – A magia da Disney aplicada na sua empresa’ e como ela pode ser desenvolvida localmente. Durante a reunião-almoço, Bertone trouxe casos de outros locais, como a cidade de Natal no Rio Grande do Norte e o parque temático da Disney, em Orlando, para exemplificar o que as atitudes simples, quando colocadas em prática podem fazer.
O especialista em marketing explica que o mais importante é pensar no cliente e em suas reais necessidades, para, dessa forma, alcançar o lucro e os objetivos finais. Entretanto, Bertone destaca a importância do grupo nesses momentos. Segundo ele, é preciso que todos trabalhem juntos, em prol de um mesmo interesse, para que assim, haja mais êxito no final.
Para Bertone, o sucesso de qualquer empresa dependerá, principalmente, da satisfação de seus clientes. No caso do jornal, ele explica que se tudo não estiver alinhado e em harmonia, os clientes não irão gostar e, assim, ele perderá seu público principal. Segundo ele, o maior erro das empresas nos dias atuais é não pensar nas necessidades dos clientes. “As empresas produzem e criam produtos pensando no que elas querem, mas se esquecem que o foco deve ser o cliente e o que ele deseja e/ou precisa”, destaca.
Quem vai à Disney encontra um grande negócio, uma sistemática milimetricamente planejada e, acima de tudo, organizada. Foi esse um dos cases apresentados por Paulo Bertone. Formado em Marketing pela Universidade da Florida, ele já foi ao mundo encantado 28 vezes e planeja ir novamente este ano. A primeira visita foi para conhecer o local e a sua já conhecida fama e, a partir da segunda, as visitas já foram feitas para adquirir conhecimento. Em relação ao atendimento, o especialista em marketing destacou a qualidade sempre presente. “Na Disney você é atendido bem desde o varredor de rua até o presidente”, diz.
O segundo case apresentado por Bertone foi sobre a cidade de Natal, no Rio Grande Norte. Ele comenta que foi contatado pela Secretaria de Turismo, para fazer com que a cidade passasse a existir no mapa da região e atraísse mais turistas. Bertone explica que o maior problema das pessoas que trabalhavam com o comércio local era a falta de orgulho pela cidade. “Por que eles iriam caprichar e se preocupar com o atendimento e com os produtos oferecidos, se, para eles, as cidades vizinhas ofereciam algo melhor e que era mais valorizado? Era isso que eu precisava mudar: a forma deles verem e pensarem a respeito da cidade”, enfatiza.
A solução foi procurar alguma característica única e que somente a cidade de Natal possuía. A resposta veio rápido e de forma eficaz: Natal possui o ar mais puro do Brasil. Após isso, o próximo passo foi apostar em campanhas que transmitissem isso e fizessem com que os moradores se sentissem orgulhosos. Bertone relata que a campanha deu certo e que hoje, a cidade cresceu e é muito valorizada.