Reajuste dos comerciários será de 7,5%

-

Os comerciários de Venâncio Aires e Mato Leitão terão 7,5% de aumento. O reajuste (inflação mais 2% de aumento real) foi acertado na quarta-feira, durante o encontro dos representantes da categoria e do Sindilojas (patronal), em Santa Cruz do Sul. O dissídio culminou ainda com a aprovação de uma antecipação de 3% em setembro e incremento do piso em 12,75%. Agora, o salário para quem inicia suas atividades no comércio – no setor varejista – é de R$ 948,00, no mínimo.

Desde 1º de março, data-base do dissídio coletivo, empregados e empregadores buscavam chegar ao índice do reajuste. De acordo com o presidente do Sindilojas de Santa Cruz do Sul, Mauro Spode, o acordo foi construído por conta do bom relacionamento entre a entidade patronal e o sindicato. “Foi um período de negociações intensas. Penso que chegamos a um índice interessante, especialmente a respeito do piso da categoria”, analisa Mauro Spode. O presidente do Sindilojas lembra que valores retroativos serão repassados aos trabalhadores segundo programações dos escritórios contábeis das empresas.

Afonso Schwengber, presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, avalia que os índices não atendem o merecimento dos trabalhadores, contudo são importantes quando se leva em consideração que muitas categorias precisam até mesmo entrar em greve para a obtenção apenas da inflação. “Avaliamos essa conquista de forma positiva. Queremos parabenizar os trabalhadores que participaram das assembleias. Para melhorarmos nossa situação ainda mais é preciso envolvimento de todos”, afirma. Afonso Schwengber também salienta o fato do acerto do calendário para o fim de ano, fechado na quarta-feira. “No ano passado, por exemplo, não tínhamos PROGRAMAÇÃO de Natal”, esclarece.

Calendário

Dias 1º a 5 de dezembro: empresas poderão permanecer abertas até às 18h30min.

Dias 8, 9, 10, 11, 12, 15, 16 e 17 de dezembro: empresas poderão prorrogar a abertura até às 19h.

Dias 6, 13, 20 e 27 de dezembro (sábados): empresas poderão abrir na parte da tarde até às 17h.

Dias 18, 19 e 22 de dezembro: empresas poderão prorrogar o horário de abertura até às 22h.

Dias 24 e 31 de dezembro: empresas poderão permanecer abertas somente até às 17h.

Dia 21 de dezembro (domingo): empresas poderão abrir das 17h às 22h.

Dias 7, 14 e 28 de dezembro (domingos): empresas permanecerão fechadas.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido