Com a finalidade de popularizar as decisões acerca dos assuntos esportivos do município, a Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo realiza na noite de hoje um encontro para criar o Conselho Municipal do Esporte. Cerca de 40 pessoas da comunidade esportiva são esperadas no Grêmio Sete de Setembro, a partir das 19h30min.
A gente quer trazer as pessoas para juntos (administração e população) discutir todo o conteúdo esportivo desenvolvido no município. Assim eles também vão pensar mais nas outras modalidades existentes em Venâncio
Lucas FerreiraSecretário Municipal da Cultura, Esportes e Turismo
Junto com a criação do Conselho, será instituído o Fundo Municipal de Fomento ao Esporte(FMFE), para captar e aplicar recursos. O coordenador de Esportes da Secretaria, Henrique Silva, enfatiza que “às vezes, as pessoas pensam só no futebol e no futsal, esquecem que o município tem mais demandas. Tem o skate, o vôlei, o basquete que tem alguns projetos sociais, o slackline que esteve em mais evidência no início do ano e que deve voltar a ser mais praticado quando esquentar, o handebol, por exemplo, que hoje só é praticado nas escolas, o tiro de laço considerado hoje um esporte, categorias de base do Guarani e da Assoeva.”
Junto com o Conselho surgirão demandas. Assim, a pasta já pensa em abrir editais para concorrências múltiplas, de qualquer modalidade e entidade esportiva, com valores a serem definidos, para execução ao longo do ano onde deverá haver uma contrapartida que será destinada para o Fundo, que vai ajudar as demais modalidades, tendo dedução de alguma tributação.
A iniciação no esporte é um dos pontos destacados pelos responsáveis pela pasta como maior necessidade de atenção no município. Assim, a ideia é de a partir da criação de uma lei municipal os novos loteamentos em Venâncio devem ser planejados com no mínimo uma quadra de esportes, afim de inserir as camadas sociais na prática de esportes. Além disso, a intenção é de a partir de 2015, em parceria com empresas, inserir nas escolinhas de futebol, futsal e basquete crianças de famílias de baixa renda, que não tenham condições de pagar mensalidades.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 12/08/2014.