Inaugurada há dois meses, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) do bairro Cruzeiro recebeu, nesta semana, a visita técnica de membros do Ministério da Saúde. A vistoria integra protocolo para habilitação da unidade venâncio-airense junto ao Governo Federal. Com parecer favorável e muitos elogios para a UPA da Capital do Chimarrão, a expectativa é de que a habilitação e qualificação da unidade sejam publicadas no Diário Oficial da União nos próximos dias. A aprovação garante o repasse de recursos federais para a unidade na ordem de R$ 305 mil mensais.
O prefeito Airton Artus, o administrador do Hospital São Sebastião Mártir, Gilberto Gobbi, e a administradora da UPA, Gisele Spies Chitolina, comemoraram o parecer do Ministério da Saúde. Apesar de reconhecerem a qualidade do trabalho desenvolvido no município, o grupo gestor surpreendeu-se com o parecer unânime dos técnicos, que solicitaram plantas e fotografias para referenciar a unidade local como modelo para o Rio Grande do Sul. “Buscávamos primeiro a habilitação e depois a qualificação, que seria um plus de recursos. No entanto, a habilitação e qualificação foram aprovadas juntas, alcançando o teto para a nossa unidade, que é porte 1”, explica a coordenadora do trabalho, Gisele Spies Chitolina.
O prefeito Airton Artus, que acompanha diariamente o fluxo de atendimentos na unidade e o grau de satisfação do usuário, identificado através de pesquisa, destacou que a população de Venâncio Aires já se adaptou a buscar atendimento na UPA e evitar o plantão do hospital. “Até o momento, mais de sete mil atendimentos já foram registrados. Temos média de 128 atendimentos por dia, chegando, em menos de dois meses, a plena capacidade projetada, que é de até 150 atendimentos/dia”, ressalta.
Ainda recebendo obras no entorno, a Unidade de Pronto-Atendimento segue constante aperfeiçoamento técnico e profissional, com acompanhamento gestor do trabalho de seus profissionais e do atendimento prestado. Na oportunidade em que visitou o local e conversou com os médicos, o prefeito Airton Artus destacou ainda o Complexo de Saúde que acompanhará a UPA. A Unidade de Saúde do bairro Cruzeiro já está em fase avançada de construção e são projetados para o mesmo terreno uma academia de saúde, novo Centro Materno Infantil e Centro Administrativo para a Secretaria de Saúde.