Os quadrigêmeos Brandenburg, moradores de Linha Sapé, ganharam na semana passada um presente muito esperado pelos irmãos. Júlia, Rafael, Mateus e Gabriel sonhavam em ter um cavalo. Devido a isso, o nome ‘sonho’ foi escolhido para batizar o mais novo amigo do quarteto.
O presente foi enviado pelo leiloeiro Fábio Crespo, de Porto Alegre. Ele ficou sabendo do desejo dos quadrigêmeos por meio de um material publicado em um blog sobre tradicionalismo. Na publicação, veiculada em abril deste ano, foi contada a história dos irmãos de Venâncio Aires e do grande sonho em ganhar um cavalo. Crespo se solidarizou com o desejo e enviou o animal na semana passada para a família.
Conforme a mãe dos quadrigêmeos de 10 anos de idade, Cirlane Brandenburg, eles gostam muito de animais e sempre tiveram vontade de ter um cavalo para passear pelo campo. Logo que o crioulo chegou, um familiar com mais experiência com cavalos foi até a casa da família para dar algumas orientações para as crianças. “Aos poucos eles vão se acostumando, mas ele é bem manso”, conta.
Durante a visita da reportagem da Folha do Mate na casa da família, Gabriel passou a maior parte do tempo cavalgando no ‘sonho’. Mas a única menina do quarteto, Júlia, também fez questão de mostrar que sabe passear com o presente. Questionados sobre possíveis brigas entre eles para passear no cavalo, contam que a cada dia um tem a preferência de ficar mais tempo. “Se ontem um montou primeiro, amanhã esse não pode e tem que ser outro”, conta Rafael.
Cirlane afirma que esse presente é uma forma também de aprendizado para eles. Devido a compartilharem o mesmo gosto e o mesmo sonho, é importante também aprender a dividir. “Com um cavalo para os quatro eles aprendem a repartir, eles tem que saber dividir”, declara.
Colegas de sala de aula na Escola Municipal Narciso Mariante de Campos, os quatro estudam no período da tarde e, durante a manhã, ficam em volta do presente. Os irmãos fazem aulas de dança gauchesca e adoram andar pilchados.