A circulação dentro do Parque Municipal do Chimarrão será alterada a partir deste fim de semana para facilitar a prática de esportes e as atividades de lazer que frequentam o local aos fins de semana. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo, atendendo a um pedido dos próprios frequentadores do local. As alterações serão feitas sempre entre os finais de tarde das sextas-feiras e as manhãs de segunda-feira e valem já a partir deste fim de semana.
A mudança abrange trecho com início no prédio que abriga o café colonial durante a Fenachim, seguindo em formato de “L” passando pelo Pavilhão Agropecuário até à sede da Asmuva, já na parte baixa do Parque. A área será fechada para circulação de veículos automotores aos fins de semana e reservada exclusivamente aos pedestres. A segurança de crianças e esportistas foi o principal motivo para a decisão, anunciada na tarde desta quarta-feira, 27, pelo secretário da Cultura, Lucas Ferreira.
“Tomamos a pedida pensando na segurança, mas sem alterar a mobilidade dos usuários”, comenta Ferreira. “Todas as principais portas de entrada da Casa de Cultura, Pavilhão Agropecuário e Asmuva continuarão disponíveis para serem acessadas com veículos, sem interferir no lazer das famílias”, complementa. O Departamento Municipal de Trânsito será o responsável pelo isolamento do local que, nos fins de semana, não poderá ser acessado por veículos tanto para circulação quanto para estacionamento.
Outra medida é a proibição de estacionamento de veículos, em qualquer dia da semana, em toda a área de grama em declive localizada ao lado do campo de futebol da Assive, que terá seu isolamento sinalizado nos próximos dias. No local, está sendo iniciada a instalação de academia de esportes ao ar livre e de pracinha com caixa de areia e brinquedos para crianças. As demarcações para instalação dos equipamentos já começaram e as duas áreas tem previsão de inauguração no dia 12 de outubro, para marcar a passagem do Dia da Criança.