Práticas sustentáveis podem ser vistas na Feira do Livro

-

O que se deve fazer com as pilhas que já não são mais usadas e ficam ocupando espaço em uma gaveta? E isopores? Garrafas pets? Sacolas plásticas? é importante saber que o único destino que não se deve dar a esses objetos é a natureza. Eles causam problemas graves à terra, além de demorarem muito tempo para se decompor.

Um dos eventos culturais mais prestigiados de Venâncio Aires traz nesta edição, além de livros, projetos sustentáveis desenvolvidos com materiais que devem ser reutilizados, e não descartados. Com o tema ‘A leitura é a arte de criar sonhos e a magia de construir um mundo sustentável’, a 15ª Feira do Livro recebe ações ecologicamente corretas e incentiva a sustentabilidade também na leitura.

Foi pensando nisso que três biólogos egressos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), responsáveis pela empresa Ecosar, em parceria com a Unisc-Escola, desenvolveram no início do ano o projeto ‘Biocicleta’. Por meio dele, a instituição, em parceria com escolas da região – sendo sete de Venâncio Aires -, realizam o recolhimento de garrafas pet de bebidas e produtos de limpeza.

Foto: Gabriel Canto / Folha do MateBiocicleta é projeto desenvolvido com garrafas pets por biólogos egressos da Unisc
Biocicleta é projeto desenvolvido com garrafas pets por biólogos egressos da Unisc

A biocicleta produzida pelos biólogos precisa de 200 garrafas pets para que seja produzido o quadro. Conforme a coordenadora do campus Unisc Venâncio Aires, Andréia Haas, as escolas participantes precisam juntar 10 mil garrafas: uma parte é ocupada para a produção e outra metade para suprir gastos. As escolas que conseguirem atingir o objetivo ganham uma biocicleta.

Durante a Feira, a universidade montou um percurso para os visitantes poderem andar com a biocicleta e conhecer mais sobre o projeto desenvolvido. Outras ações estão sendo desenvolvidas no estande: a bióloga Fabíola Carlos Moreira, por exemplo, trabalha e interage com os visitantes, ensinando sobre a separação correta do lixo.

Andréia acredita que participar da Feira é uma boa oportunidade para dar ainda mais visibilidade para os projetos desenvolvidos. E o projeto biocicleta se encaixa dentro da temática dessa edição, além disso, destaca que é possível ver na grande movimentação da feira o quanto as pessoas ainda procuram os livros.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 05/09/2014.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido