Os testes com os parquímetros – equipamentos que estão sendo instalados no Centro da cidade e vão emitir os tickets de controle do estacionamento rotativo na região – iniciaram ontem e já deixaram claro que o período de 30 dias de demonstrações sobre o funcionamento será muito importante. No primeiro dia de testes, ficaram evidentes a curiosidade e as dúvidas acerca do sistema.
Quem deparou com as máquinas nesta segunda-feira – as três primeiras foram colocadas na esquina das ruas Tiradentes e General Osório; na Travessa São Sebastião Mártir; e na Rua Osvaldo Aranha, na esquina da Praça Evangélica – afirmou que sabia do processo de instalação e dos testes, mas não a respeito de como fazer o equipamento trabalhar. Muitas pessoas questionavam sobre os monitores que a Rek Parking, empresa de Caxias responsável pelo rotativo, disponibilizaria, e que não foram encontrados. ‘Espiadas’ ganharam disparado das tentativas de conhecer o dispositivo que está sendo implantado.
à Folha do Mate, o diretor operacional da Rek Parking, Ivan Costa, esclareceu que as contratações estão encaminhadas, porém a empresa ainda precisa oficializar os registros dos funcionários, e isso adiará alguns dias a presença deles junto aos parquímetros. Ontem pela manhã, no entanto, Michele Cristine Butte Bica, supervisora regional da administradora, e alguns colaboradores, circularam pela área abrangida pelo rotativo distribuindo panfletos que traziam orientações sobre o funcionamento do sistema.
De acordo com ela, que tem experiência com os estacionamentos pagos de São Leopoldo, Canoas e Sapiranga, a equipe também teria permanecido por 45 minutos nas proximidades dos equipamentos, tempo em que vários cidadãos, afirma, receberam auxílio para operar os parquímetros. Brevemente, garante a supervisora, os monitores estarão trabalhando. Conforme o diretor operacional Ivan Costa, os contratados já iniciaram o treinamento e, em pouco tempo, terão condições de atuar na região do rotativo. “Por experiência de outros municípios, sabemos que a demanda por orientação vai crescer na semana que antecede o início da cobrança. Hoje, de cada 10, apenas três param para descobrir”, argumenta.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 16/09/2014.