Depoimentos marcam a abertura do ‘Outubro Rosa’

-

Foto: Mônica da Cruz / Folha do MateDaniela Graef, Graziela Kretschmer, Diamantina Leite e Sheila Calleari Marquetto, em um bate papo sobre a doença
Daniela Graef, Graziela Kretschmer, Diamantina Leite e Sheila Calleari Marquetto, em um bate papo sobre a doença

A Orquestra da Comunidade Evangélica deu início ao evento, tocando músicas como ‘Nem York, Nem York’, ‘Detalhes’ e ‘Debaixo dos caracóis do seu cabelo’. A Orquestra encerrou sua participação convidando todos os presentes a cantarem a música ‘é preciso saber viver’, um momento emocionante e de muita reflexões para os pacientes que estão em tratamento.

Após a abertura musical, a psicóloga Daniela Graef ministrou a palestra ‘O impacto do câncer no paciente e na família’. A profissional deu início a sua fala explicando que outubro é um mês no qual é possível falar sobre todos os tipos de cânceres e alertar a as pessoas sobres os seus riscos.

Ela relatou que muitas pessoas a procuram para saber como elas podem viver melhor e de uma maneira mais leve e tranquila. Porém, a psicóloga ressaltou que muitas dessas nunca tiveram câncer ou estavam em contato com alguma pessoa que teve a doença, mas que, ainda assim, procuraram alguma forma de ajuda.

Ajudando na Liga de Combate ao Câncer há 15 anos, a palestrante comentou que em 2003, teve um melanoma, mas que não passou por nenhum processo de tratamento, como quimioterapia ou radioterapia. Porém, ela ressalta que sentiu, mesmo que pouco, o que muitos pacientes estão sentindo agora ou que já superaram. Outro fato importante trazido pela psicóloga foi a diferença entre pessoas que sofrem com a doença. “Algumas levam a situação de forma tranquila e leve, aproveitando cada dia de forma única, outras, porém, se desesperam e tendem a ficar sem saber como agir.”

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido