A Univates já colhe os frutos da sua qualificação como Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices). Isso porque a Instituição teve sua proposta selecionada no edital do Pró-Equipamentos, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) que visa a atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação das Ices.
De acordo com os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Cláucia Volken de Souza, e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), André Jasper, os equipamentos devem chegar à Univates no próximo ano.
Receberemos dois equipamentos que serão utilizados nas atividades de pesquisa vinculadas à área de concentração Espaço, Ambiente e Sociedade do PPGAD. No PPGBiotec, os equipamentos serão empregados nos trabalhos vinculados às áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia e Saúde”, afirmam os coordenadores.
Cláucia e Jasper explicam que serão adquiridos um liofilizador modelo de bancada com frascos de liofilização para processos de rotina, que será empregado no preparo de amostras de origem biológica ou ambiental; e um microscópio óptico de luz transmitida com polarização, fluorescência, ultravioleta e sistema digital de captura de imagens, para análise e registro fotográfico de amostras palinológicas, paleobotânicas e biológicas.
“Os equipamentos permitirão ampliar e modernizar a infraestrutura de pesquisa e pós-graduação da Univates, com ênfase nos focos temáticos da Instituição, que são Alimentos e Ambiente”, acrescentam os coordenadores. O valor total a ser repassado pela Capes é de R$ 165 mil.