A falsificação de assinaturas de pacientes para o preenchimento de fichas de visitas ambulatoriais não realizadas resultou na demissão de três agentes de saúde no início de janeiro deste ano. A fraude veio à tona com a instauração de ações judiciais por parte do Ministério Público de Venâncio Aires contra as três servidoras municipais, que atuavam nos bairros Macedo e Xangrilá e na localidade de Linha Cerro dos Bois.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Celso Artus, as irregularidades ocorreram em 2013 e foram denunciadas por pacientes que reclamaram de não terem recebido as visitas das agentes de saúde. A situação fez com que o Município abrisse sindicância interna para apurar as possíveis irregularidades. Segundo o secretário, a investigação estendeu-se pelo ano de 2014 e comprovou a fraude.
Artus explicou que se exige das agentes de saúde pelo menos oito visitas diárias, que precisam ser registradas em uma ficha que traz dados do paciente. “Nos três casos, as agentes de saúde não realizavam todas as visitas, falsificando as assinaturas e outras informações dos pacientes.”
O secretário salientou que, para confirmar as irregularidades, a coordenação do serviço foi até às famílias que deveriam ter sido visitadas pelas agentes de saúde. Dentro do processo de sindicância interna, uma perita também confirmou que as assinaturas presentes nas fichas de visita haviam sido forjadas pelas servidoras municipais, que foram demitidas por justa causa.
Conforme Artus, a situação serve de alerta. “é preciso agir de forma correta. E o agente de saúde é um profissional de suma importância na nossa rede de saúde, pois realiza um trabalho preventivo. Ele entra na casa das pessoas e precisa ter a confiança delas”, destaca.