
Para Liliane Pappen e José Darci da Silveira. A venâncio-airense, e o cidadão venâncio-airense foram escolhidos como patronos dos festejos farroupilhas 2015, da Capital do Chimarrão, pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), em reunião, na segunda-feira, 25. Nesta edição, apresentamos a patrona, Liliane Pappen, e … “que se prepare, José Darci da Silveira”, para a próxima semana.
Atual presidente do Instituto Escola do Chimarrão, ela reside em Porto Alegre, com o noivo Rogério Bastos. Porém, tem suas raízes ligadas a Venâncio Aires, onde construiu a sua história junto ao tradicionalismo e na divulgação da bebida símbolo do Rio Grande do Sul – o chimarrão. Uma de suas primeiras ações no segmento gaúcho, neste município, está ligada à fundação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chilenas de Prata, do qual foi a 1ª Prenda, em 1995. No mesmo ano, durante a 5ª Festa Nacional do Chimarrão, recebeu o título de Mais Prendada Prenda. Naquele mesmo ano, também conquistou a faixa de Mais Prendada Prenda do rodeio artístico do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado. A faixa de 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Liliane conquistou no ano seguinte.
Em seu currículo tradicionalista, Liliane, tem seus registros na cultura gaúcha, nas pistas de danças tradicionais, bem como na coordenação de invernadas artísticas, até o ano 2000. Por outro lado, suas iniciativas contribuiram para a fundação de entidades tradicionalistas. Como por exemplo, as primeiras páginas do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, há 16 anos, leva sua assinatura, como uma das sócias-fundadoras.
Desafios, conquistas e realizações amparam a sua vida tradicionalista e profissional. Ela que é jornalista e design com curso pelo Senac, também é graduanda em Comunicação Social. Na função de diagramadora de materiais gráficos, bem como o jornal Eco da Tradição, informativo mensal do MTG, são de sua responsabilidade.
Idealizadora do projeto Instituto Escola do Chimarrão, em 1998, atual, presidente, ela foi professora e palestrante, até 2012. Entidade, fins lucrativos, a escola tem por objetivo divulgar o hábito salutar do chimarrão por seus inúmeros benefícios e propriedades medicinais e nutricionais. Liliane sempre utilizou em sua palestras formas de abordagem que incluem a história, bem como os usos e costumes do hábito, seus benefícios e curiosidades, com mais de 15 anos de experiência nestas atividades. Sobre a distinção, Liliane destaca que não esquece de onde veio, nem das pessoas que lhe ajudaram nessa trajetória. “Por isso, só me resta agradecer aos amigos queridos que indicaram o meu nome para patrona e apoiaram a homenagem, bem como me ajudaram na construção desta jornada, ao longo do caminho.
Receber tão significativa homenagem na terra onde nasci e onde brotou esse grande amor pelo tradicionalismo é a coroação de uma vida. Tudo que aprendi dentro dos CTGs busquei disseminar com carinho e honestidade. é uma felicidade imensa, ver que o plantio deu bons frutos.
Liliane Pappen – patrona da Semana Farroupilha – 2015
Meu abraço vai para:
Liliane e José Darci. Eles que vão receber a homenagem dos festejos, neste ano, porém com uma missão – acompanhar as atividades às escolas – especialmente, divulgando a temática farroupilha: ‘Campeirismo gaúcho e sua importância cultural’.
Parabéns aos nossso homenageados!