‘Baú’ será reaberto para contar a história de Venâncio

-

O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires guarda um acervo rico e que conta a história do município. Mas são nas páginas do livro ‘Abrindo o Baú de Memórias’ que são contatos, detalhadamente, através de artigos e relatos sobre a questão econômica, social e cultural, as tradições da Capital Nacional do Chimarrão. Lançado em 2004, o livro deve ser reeditado, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, buscando atualizar, também, os últimos anos da história do município.

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateMédico e tesoureiro do Museu, Flávio Seibt acompanha projetos da entidade
Médico e tesoureiro do Museu, Flávio Seibt acompanha projetos da entidade

A obra organizada por Olgário Paulo Vogt e editada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é composta por artigos sobre a paisagem natural, aspectos de

Foto: Divulgação / Folha do MateOlgário organizou a primeira edição
Olgário organizou a primeira edição

povoamento pré-colonial, apresentação da população, cultural colonial, tradição do chimarrão, história político-administrativo de Venâncio, aspectos religiosos e climáticos.Ao poucos o projeto do novo livro ganha novos artigos. O trabalho poderá ser, novamente, organizado pelo professor, pesquisador e chefe do departamento de História e Geografia da Unisc, Olgário Paulo Vogt. “Como sou pesquisador da história regional, para mim foi gratificante ter participado deste projeto”, relembra.

Vogt tem publicações de artigos em revistas e também auxiliou em projetos de outras obras. Na opinião do pesquisador, a sugestão seria elaborar um novo livro. “Podemos, claro, atualizar o ‘Baú de Memórias’, mas têm muitas pesquisas recentes em Venâncio sobre imigração. Seria interessante incorporar novos temas.”

Mais informações na edição impressa deste final de semana. 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido