Pensar a saúde pública em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul e no Brasil. Este foi o objetivo da 7ª edição da Conferência Municipal da Saúde, realizada ontem, 26, no Ginásio de Exposições do Parque do Chimarrão. Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde e realizado a cada quatro anos, o evento teve como tema: ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro’.
As discussões sobre a atual situação do serviço oferecido à população e formas de fortalecer o Sistema único de Saúde (SUS) teve início pela manhã, com os depoimentos de autoridades durante a abertura da Conferência. O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, foi o responsável pela condução de uma análise da saúde em Venâncio Aires.
“Apesar dos avanços que tivemos, temos consciência das nossas dificuldades e dos ‘gargalos’ que precisamos enfrentar”, afirmou. Nisso, ele citou a necessidade de aprimorar a atenção básica e ampliar o acesso a médicos especialistas.
O secretário mencionou ainda o trabalho para ampliar a rede de postos de saúde do município, destacando que duas novas unidades com Estratégia de Saúde da Família (ESF) devem ser inauguradas este ano, no bairro Gressler e loteamento Tabalar.
Artus também salientou a importância da participação dos profissionais da saúde nesse debate, uma vez que eles possuem mais contato com a população, sendo sabedores das demandas e anseios dos usuários do SUS.
PRIORIDADES
A parte da tarde foi marcada pela criação de grupos de trabalho para discussão de nove eixos temáticos para a definição das demandas prioritárias para a saúde no município, estado e país. As propostas devem servir de norte ao trabalho da Secretaria Municipal da Saúde nos próximos quatro anos.
O relatório final do evento contou com até seis propostas por eixo (quatro de âmbito estadual e duas de âmbito nacional) para encaminhamento à etapa estadual, que ocorre de 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre. Já as propostas de âmbito municipal não serão enviadas à etapa estadual da Conferência, mas foram incluídas no relatório para divulgação municipal.
Voltado à comunidade em geral, sobretudo aos profissionais da saúde pública do município, o evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas.