Economia forte com investimentos em todos os setores produtivos tanto no perímetro urbano como no interior de Mato Leitão. Um dos exemplos é o trabalho da empresa Conservas Janaína, com sede localizada em Arroio Bonito.
Os proprietários Larri e Silvia Schmitt estimam que os investimentos na ampliação da estrutura, compra de equipamentos, fórmula e marca de novos produtos se aproximem de R$ 1 milhão. As melhorias na sede, envolvendo os setores de produção, depósito, escritório, refeitório, banheiros e vestuário deverão estar concluídos num prazo máximo de dois meses. Nesta etapa, a empresa conta com um incentivo industrial concedido pela Prefeitura.
A Conservas Janaína ocupa a nona colocação no ranking das maiores empresas de Mato Leitão, dados relativos ano de 2010.
MATéRIA-PRIMA
Os produtores parceiros da empresa estão em Mato Leitão, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Poço das Antas, Fazenda VilaNova, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, entre outros municípios. Garantir a matéria-prima é um dos grandes desafios. Larri Schmitt destaca que o pepino, por exemplo, enfrenta diversos problemas com doenças e também de condições climáticas. Um dos projetos da Conservas Janaína é uma parceria com produtores. “Oferecemos sementes, assistência técnica e aquisição do produto. Neste sistema contamos com cerca de 78 agricultores”, comentou o empresário. A produção é de aproximadamente 2 mil caixas/mês (15 vidros).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mato Leitão