A manutenção e o fim dos atrasos dos repasses aos hospitais por parte do Estado do Rio Grande do Sul foi tema de encontro na tarde de ontem, 15, entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Este não mencionou uma previsão para o pagamento dos dois meses de 2014 em atraso, mas comunicou o repasse de quantia referente a junho.
De acordo com o presidente da Amvarp e prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, a avaliação do encontro é positiva porque o secretário se mostrou compreensível com a situação dos municípios e recebeu bem a proposta de adequação no atual sistema de referências para serviços de média complexidade e consultas com especialistas. Também foi bem recebida a criação de um Plano Regional de Saúde, com base num levantamento que indique as necessidades de manutenção e fortalecimento do sistema, de acordo com as demandas de cada município.
Como informou o presidente da Amvarp, “a ideia do Estado é colocar em dia os pagamentos, mas alguns incentivos não acontecerão mais, porque tem alguns hospitais que não estão fazendo uma prestação de contas correta”. Ele também citou que a Federação das Associações de Municípios (Famurs) orientou que seja feita uma auditoria em todos os hospitais.
De acordo com o também prefeito de Venâncio Aires, o Município prevê a continuidade dos serviços e espera que aos poucos o Estado se reorganize e coloque em dia as quantias em atraso. Ao Hospital de Venâncio seria mais de R$ 1 milhão. Apesar das dificuldades, ele menciona que há Municípios superdimensionando a situação negativa para justificar a má gestão.
Após à reunião com o secretário estadual da Saúde, o presidente da Amvarp participou de uma reunião da Famurs, cujos membros foram recebidos pelo vice-governador José Paulo Cairoli e não por Sartori como o previsto. Artus destaca as seguintes propostas apresentadas pela Federação para garantir mais recursos para a saúde no Estado: usar os depósitos judiciais, reivindicar os recursos relacionados aos royalties do petróleo e também buscar a diminuição do valor da parcela da dívida do Estado com a União.
ASSEMBLEIA
Hoje, 16, a Amvarp realiza sua assembleia ordinária mensal. A reunião dos prefeitos será em Candelária, a partir das 9h. Além de assuntos de ordem interna, os líderes devem fazer uma avaliação e definir os encaminhamentos a partir da audiência com o secretário estadual da Saúde. Ainda devem entrar em debate questões ligadas à crise dos municípios e aos problemas com as rodovias da região.