Caso de meningite em Venâncio não é motivo para alerta de surto

-

Após diversos casos de meningite serem registrados em Cachoeirinha, cidade da região metropolitana, a Secretaria de Saúde de Venâncio Aires informou que no município a situação está normal e não há motivos para preocupação.

Segundo a enfermeira coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que também atua no Centro de Atendimento a Doenças Infecciosas (Cadi), Solange Sehn, o único caso registrado até o momento foi no mês de abril. Trata-se de um menino que não é natural do município, mas que reside aqui. Ele foi atendido e realizou o tratamento no Hospital Conceição em Porto Alegre. Solange explica que o caso não foi considerado como meningite meningocócica e nem bacteriana. “Provavelmente foi viral, pois vários microorganismos podem causar a doença, como vírus ou fungos. Nessas situações o casos não são marcados nas estatísticas.”Solange destaca que, em situações assim, a doença se desenvolve quando a pessoa está com imunidade baixa. De acordo com ela, esse caso pode ser considerado atípico, pois o período propício para a enfermidade é de julho até outubro quando as pessoas permanecem em maior tempo em locais fechados. A bactéria que causa a meningite, destaca Solange, está na faringe dos seres humanos e pode permanecer sem causar mal ao portador. No entanto, quando o microorganismo se instala na meninge a doença é desencadeada. “Não sabemos porque, em umas pessoas a bactéria se desloca e em outras não. Pode ser pela imunidade ou pela predisposição à doença.” No ano passado, um caso foi registrado um caso em Venâncio Aires. A profissional observa que a média de casos fica entre um e dois no ano. “Aqueles que foram diagnosticados reagiram bem ao tratamento.” A meningite é uma doença que em 24 horas pode mudar o quadro e levar a pessoa ao óbito caso o diagnóstico não seja precoce. Solange também tranquiliza a população do município. “Não há motivo para pânico. Em 20 anos de profissão na área, nunca vi mais de duas pessoas na mesma região terem a doença aqui.”

REGIãOAssim como em Venâncio Aires, nos demais municípios da área de abrangência da 13° Coordenadoria Regional de Saúde a situação também está normalizada mesmo com uma morte confirmada em Santa Cruz do Sul. Conforme a enfermeira da vigilância epidemiológica do órgão Beanir Lara, no total, dez casos foram registrados neste ano na área de abrangência da coordenadoria. O óbito foi um homem na faixa etária de 30 até 39 anos em Santa Cruz do Sul. O caso foi provocado pela bactéria pneumococo. “Aqui na região os casos não são preocupantes mesmo com a morte de uma pessoa. Desde 2007, o número de casos da doença vem diminuindo na região.”Segundo ela, em Cachoeirinha, a bactéria da meningite causou infecção generalizada nos pacientes. “Se esse microorganismo tivesse causado a doença clássica, não seria tão preocupante. No entanto, a bactéria evoluiu para esse quadro grave. Esses foram casos diferenciados que estão acontecendo lá.”

Saiba Mais O que é a meningite?A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Quais os sintomas?Os principais sinais e sintomas são: febre alta,dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele. O paciente também não consegue encostar o queixo no peito. Em crianças menores de um ano de idade os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido