De gotinha em gotinha, são aproximadamente 450 mililitros de sangue que ajudam o próximo. Um gesto de amor e compartilhamento que renova as energias e, ainda, ajuda o próximo. Em Venâncio Aires, o Vital Banco de Sangue está precisando de todos os tipos sanguíneos.
é um gesto que faz bem, segundo a costureira, Adriane Inês de Oliveira, doadora de sangue há 20 anos. Ela afirma que começou a praticar a boa ação a partir de uma campanha feita para uma pessoa que estava precisando na época. “Desde lá, não parei mais e sempre que estou em férias, aproveito para doar”, acrescenta.
Com o tipo sanguíneo O+, Adriane conta que é a única que pode doar na família, os demais, tomam algum tipo de medicamento. Questionada sobre o sentimento de doar e ajudar o
próximo, afirma: “Acredito que seja melhor doar e ajudar os outros, do que precisar não é?”. Quer tornar-se um doador? Basta ir até o Vital Banco de Sangue, junto ao Hospital São Sebastião Mártir, de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min. E ter idade entre 18 a 69 anos. Mas, segundo as funcionárias do Banco, jovens com 16 e 17 também podem doar com autorização dos pais, munidos de um documento de identidade. é necessário, para doar, pesar pelo menos 50 quilos e, estar bem alimentado, ter tido uma boa noite de sono e estar com a saúde ‘em dia’.
Somente entre os meses de junho e dezembro de 2015 a média de doações foi de 166 por mês, mas de acordo com as informações repassadas, o número de coletas variam conforme a situação, por exemplo, caso tenha um paciente precisando, as famílias geralmente intensificam com uma campanha.
Neste mesmo período os tipos sanguíneos que mais receberam sangue e doaram foram o A+ e O+. “Doar sangue, além de ser uma forma de ajudar o próximo, é uma maneira de começar bem o ano”, salientam as funcionárias do Vital.
Experiência de doar:
Por Ana Carolina Becker
Por mais que a agulha seja grande, o sentimento de gratidão ao fim da doação é maior ainda. Nesta semana, tive a honra de doar sangue pela terceira vez. Um gesto que não se descreve e, também, mesmo não sabendo em quais veias nosso sangue irá correr, é de ‘encher o coração’ ver o sorriso de gratidão das atendentes do Vital Banco de Sangue ao final de cada doação. é um gesto simples, rápido e que renova qualquer energia. Se você é uma pessoa saudável e ainda não é doador de sangue, porque não tirar alguns minutos dessa rotina corrida para renovar as energias e começar o ano de 2016 da melhor forma possível?