Produtor adota sistema de irrigação para as hortaliças

-

Mesmo em um ano de altas projeções de chuvas que se concretizaram e foram acima da média, ocasionadas pelo fenômeno climático El Niño, como foi o segundo semestre de 2015, o veranico de 20 dias já está implicando nas culturas de grãos de verão como o milho, a soja e feijão safrinha, além dos hortifrutigranjeiros. Para aliviar a situação da falta de chuvas, os produtores apostam no sistema de irrigação por aspersão e gotejamento.

Foto: Edemar Etges / Folha do Mate.

Contendo com o sistema de irrigação neste veranico, dois turnos de rega bem feita, ajudam a amenizar as perdas que eventualmente podem ocorrer com as altas temperaturas. Conforme o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Vicente Fin, atualmente, Venâncio Aires conta apenas com 83 hectares de capacidade momentânea de irrigação. Num determinado momento, os equipamentos irrigam 83 hectares, e se fossem removidos, poderiam aumentar a capacidade de irrigação, principalmente, nas culturas no cedo, que é o tabaco, e na safrinha, o mesmo equipamento pode servir para o milho, também. No caso das hortaliças, a maior área irrigada ainda é a de repolho e raízes, ou seja, onde é utilizado o sistema de aspersão. Quando se fala de gotejamento, segundo Fin, o sistema é mais direcionado para as estufas de plástico que anualmente têm aumentado e têm sido uma forma eficiente de pouca perda de água por irrigação.

Produtor

Entre os produtores de hortifrutigranjeiros, quem utiliza o sistema de irrigação por aspersão é Marino Heck, morador de Vila Santa Emília. Ele confirma que está irrigando as hortaliças há mais de duas semanas, porém, afirma que isto não está ajudando, pois o forte calor logo enxuga o que foi irrigado, mesmo seguindo as orientações para o correto uso do sistema. “Mesmo irrigando por várias horas durante o dia, a umidade não tem e mão faz o mesmo efeito da chuva”, salienta.Heck teme que se não chover logo, possa haver um desabastecimento de hortaliças, haja vista que não consegue prepara o solo para efetuar o plantio de novas lavouras e, mesmo se conseguisse, não adiantaria plantar pois as culturas não suportam tanto calor na hora do plantio. A água, por enquanto, não é problema pois conta com um açude para a irrigação.

Leia a reportagem completa na edição desta terça-feira. 

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido