O Governo do Estado segue em atraso com os incentivos que destina ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires.
Segundo o administrador Jonas Kunrath, a instituição de saúde tem por receber em torno de R$ 800 mil referentes aos meses de dezembro de 2015 e janeiro deste ano. O recurso se refere aos incentivos para as áreas da traumatologia e saúde mental, às portas de entrada da urgência e emergência e à complementação de diárias da UTI. Se somada a parcela dos incentivos de fevereiro, que deve ser quitada em março, as pendências chegam a R$ 1,2 milhão.
“O Estado do Rio Grande do Sul, como é de conhecimento, vem passando por uma crise financeira acentuada, razão pela qual não vem creditando regularmente os incentivos à tabela SUS mensalmente, gerando um clima de insegurança, com muitos hospitais filantrópicos reduzindo serviços e outros encerrando atividades.”
TRABALHO DIáRIO
Mesmo com os aportes de incentivos financeiros da União, Estado e do Município – gestor pleno da saúde, Kunrath salienta que o HSSM administra diariamente suas finanças para manter o pagamento de fornecedores, funcionários e médicos, além de impostos, em dia.
“O Hospital tem dívidas, mas estas estão negociadas e com os pagamentos sendo efetuados no vencimento. Estamos com uma nova contratualização com o gestor municipal da saúde em vigência, a qual foi construída considerando uma complementação à tabela do SUS, sendo este complemento baseado no seu custo.”