Certamente o leitor já ouviu e até usou a expressão popular ‘comer com os olhos’. Embora esta remeta a grandes quantidades, o dizer se refere a um alimento bem apresentável e que só de olhar ‘dá água na boca’, outra expressão comumente usada.
O ‘bolo da índia’, que hoje apresentamos, reúne estas ‘máximas’ e sem dúvida é uma delícia. Lembro-me quando criança que mamãe preparava a receita em datas especiais. Contava-se os dias para que ela preparasse a receita novamente.Muitas vezes, lembro que ela usou em lugar da farinha de rosca, farinha de milho. Mas, nem por isso a festa deixava de acontecer. Para nós, continuava um bolo gostoso e com sabor de alegria.Há muitos anos, não tinha mais degustado o bolo. Tampouco lembrava de como prepará-lo. Entretanto, nesta semana, ao chegar a uma padaria para comprar um lanche – eis que -vejo na câmara fria, o ‘amor de infância’. Foi um reencontro mais do que especial. Comprei uma fatia. Relembrei com carinho os bons momentos de um tempo, que até poderia ter suas dificuldades, mas que a cada receita preparada por nossas mães, havia um compartilhamento com suas crianças Com isto, aprendia-se o modo de preparo dos alimentos e, principalmente, o real valor dos ingredientes, além de auxiliar na limpeza da cozinha. Aprendizados para a vida toda. As ‘doces lembranças da infância, por meio da receita, que ao comentar com uma amiga – resgatei, é um presente especial para o fim de semana. Como disse minha amiga: “mas este bolo é da hora. Eu tenho a receita,” acrescentou. Não hesitei e lhe pedi para me desafiar no preparo. Uhmmm!!! Demais!!! Claro, com moderação, mas que entrou, definitivamente para os quitutes de fins de semana – sem sombra de dúvidas.Divido com os amigos leitores, a receita ‘recheada’ de boas lembranças e carinho. Para aquele chá com as amigas é tudo de bom. é prático e muito fácil de preparar. Então, o que está esperando? Coloque no seu caderninho de receitas, prepare e conte pra gente o resultado, enviando junto uma receita que tenha marcado sua infância. Conte-nos esta história. Estamos esperando.Uma semana repleta de energias positivas, com saúde e paz. Até o próximo sábado, queira Deus!
INGREDIENTESMassa- 4 ovos- 1 ½ xicara (chá) de açúcar – 80 gramas de manteiga- 1 ½ xicara de chá de farinha de rosca- 1 colher (chá) de fermento em pó- 1 colher (café) de canela em pó
*Para recheio e cobertura- 1 lata de leite condensado- 30 gramas de margarina- 2 gemas- ½ xicara de chá de leite (Poderá ser usado leite zero lactose)- Misture tudo até dar forma de brigadeiro (mole)- Reserve
MODO DE PREPAROMassa: – Separe as gemas e reserve- Bata as claras em neve. Em seguida, bata bem as gemas com o açúcar e a manteiga, até obter um creme.- Misture a farinha de rosca, a canela, e por último o fermento. Bata bem- Adicione as claras em neve e misture suavemente- Asse em forno a 180 graus por 40 minutos- Deixe esfriar antes de cortarRecheio e cobertura:- Corte o bolo em duas partes- Coloco o recheio e reserve uma parte para cobertura- Coloque sobre o recheio a outra parte do bolo e derrame sobre ele o restante da cobertura- Polvilhe com canela. Muito bom!!!