O regulamento com o cronograma de datas do processo eleitoral ainda depende de aprovação do Conselho Superior do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), mas a previsão é que a escolha do diretor do campus de Venâncio Aires ocorra em 6 de julho.
Segundo a técnica administrativa Ruti Oliveira, que integra a comissão que conduzirá o processo eleitoral, a abertura das inscrições para os interessados em concorrer é projetada para a partir de 20 de junho. Já o período de campanha está previsto para ocorrer entre 27 de junho e 1º de julho. Pelo cronograma, a homologação do resultado ocorreria já no dia seguinte à eleição, em 7 de julho.
Esta será a primeira vez que o IFSul de Venâncio Aires passará por um processo eleitoral. Nos cinco primeiros anos de funcionamento de um campus é permitido que a definição do diretor se dê por indicação. A partir disso, é necessária a realização de eleição. é o caso da unidade local, que completou cinco anos em 13 de maio.
Em dezembro, todos os campi passam por processo eleitoral
O processo eleitoral, porém, tem caráter provisório e o mandato do eleito se estende apenas até dezembro deste ano, quando haverá a escolha do reitor da instituição de ensino e de novos diretores em todos os campi, para mandato de quatro anos.
No IFSul de Venâncio Aires, a realização de nova eleição em dezembro visa ‘emparelhar’ os processos eleitorais, para que a escolha do diretor do campus local ocorra sempre no mesmo período que os demais campi do Instituto.Para o pleito previsto para 6 de julho, o atual diretor do campus local, Cristian Oliveira da Conceição, já confirmou que tem interesse em ser candidato.