Na quarta-feira, 1º, depois de três anos como gestor da pasta da Saúde, Paulo Renato Meurer deixou a secretaria, após retornar de uma licença-saúde por alguns dias. Meurer afirma que deixa o cargo com o sentimento do dever cumprido, pois procurou fazer sempre o melhor possível no atendimento aos munícipes, entendendo que, quem procura uma unidade de saúde precisa de total dedicação para amenizar seus problemas.
Meurer destaca que deixou a pasta por algumas dificuldades encontradas junto à Administração, e, também, porque o prefeito havia lhe solicitado formalmente que deixasse o cargo até o final do mês de maio. Destaca que durante este período, trabalhou para reaparelhar o posto de saúde por meio de projetos feitos dentro da própria secretaria, e outros em parceria com o departamento de projetos da prefeitura, que possibilitaram aquisições como a ambulância, automóveis Spin e ônix e um gerador de energia a diesel. Além disso, uma unidade móvel de saúde com consultório médico e gabinete odontológico.
Por meio de emenda parlamentar indicada à Secretaria Municipal de Saúde foram adquiridos nove computadores, duas impressoras, televisor, três geladeiras para acondicionar vacinas e medicamentos, três macas móveis, microscópios para análise clínica, eletrocardiógrafo, desfibrilador, cadeiras de rodas, condicionadores de ar, gabinete odontológico, raio x dentário e mobiliário para realização de exames.
Meurer destaca, ainda, o atendimento diário do posto de coletas de exames, bem como a entrega dos resultados em prazo mínimo. Também o aumento considerável de consultas e exames via SUS e Cisvale. Além de abertura de novos convênios de atendimento em oftalmologia, otorrinolaringologia, traumatologia e cirurgia geral em municípios como candelária, Faxinal do Soturno e Rio Pardo.
Além disso, a manutenção dos convênios já existentes no Hospital São Sebastião Mártir, Hospital Ana Nery, Hospital Bruno Born, Fundef de Lajeado e Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul, assim como outros em Porto Alegre e Rio Grande.
O ex-secretário salienta o seu intermédio junto aos deputados Dionilso Marcon e Sérgio Moraes, na conquista de emendas parlamentares.