Na semana passada, representantes da família quilombola Santos Rocha de Buraco Fundo, receberam do Programa Sementes Banrisul, sementes que são adquiridas com juro zero. O banco iniciou em 2008 a Unidade de Negócios Rurais, onde começou com ações de distribuição de sementes agroecológicas.
O programa do Banrisul tem como objetivo, incentivar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável; ampliar a carteira de clientes do segmento agroecológico do Crédito Rural; incentivar a autonomia dos agricultores familiares no processo produtivo; e, incentivar a produção dos produtos orgânicos, entre outros. O programa de sementes é destinado a grupos formalizados de agricultores ecológicos/orgânicos e de transição, bem como às escolas rurais, indígenas e quilombolas.
O escritório municipal da Emater/RS-Ascar é parceiro do Banrisul no programa, onde elabora o projeto e oferece o acompanhamento da produção, que é qualificada como de segurança alimentar. Sendo assim, a escriturária do Banrisul, Camila Freese, e o engenheiro agrônomo, João Antônio Leal da Silva, repassaram as sementes aos representantes da única associação quilombola existente no município.