No campo, na quadra, no tradicionalismo ou nos clubes de serviços. A noite da última segunda-feira, 30, a pauta dos vereadores foi além dos debates e aprovação de projetos. Durante a sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, títulos e menções honrosas foram entregues àqueles que se destacam pelo que fazem, pelo que são. Por fazerem a diferença.
A direção e equipe técnica e de atletas da Assoeva/Unisc/ALM/Venax Eletrodomésticos receberam menção honrosa pela atuação na Liga Nacional de Futsal e por representarem Venâncio Aires. A iniciativa é dos vereadores Paulo Mathias Ferreira e José Ademar Melchior, ambos do PMDB. Na tribuna, Melchior falou do orgulho da comunidade em ter um time que representa e divulga o município. “Venâncio ainda tem possibilidades neste ano de ser campeão gaúcho e seja em quadra, no rádio ou na tevê, nós estaremos torcendo por vocês”.
Dando sequência às homenagens, dez agricultores receberam o prêmio ‘Agricultor EmpreendedorÂ’, concedido desde 2009, por iniciativa do vereador Celso Krämer (PTB). Na sua manifestação, Krämer destacou que os dez indicados representam o trabalho de mais de oito mil agricultores de Venâncio. “O que seria da economia do município sem vocês, que são responsáveis pela produção?”, interrogou.
Após, foi a vez de entregar as menções honrosas aos casal Fumicultor Modelo, Sanges Alberto Klafke e Roselene Seidel, e Produtor Modelo, Otto e Leonora Posselt, a partir de indicações, respectivamente, do vereador Paulo Mathias Ferreira e do ex-vereador Roque Weber.
A noite teve ainda a entrega de títulos de Cidadãos de Venâncio Aires e Cidadão Emérito. Vianei Batista Hammes, através de uma proposição do vereador José Ademar Melchior, e o casal Luiz Osvaldo e Lúcia Wagner, por indicação do vereador Marcolino Coutinho (PTB), receberam a distinção máxima do Município, o título de Cidadão de Venâncio Aires.
Hammes é natural de Arroio do Meio e, desde 1970, mora na Capital do Chimarrão. Hoje tem seu reconhecimento do esporte amador e por ter ocupado diversos cargos na direção Assoeva, desde sua fundação como bandeirinha e árbitro até chegar a presidência. é atual presidente da Aslivata, com sede em Lajeado e membro do Lions Clube Centro. Também é sócio-proprietário da Calçados Hammes, estabelecida no bairro Morsch.
Luiz Osvaldo e Lúcia Wagner são casados há 38 anos e ambos têm papel destacado junto à comunidade venâncio-airense, por realizarem trabalho voluntário através do Lions Clube Centro há décadas. Luiz é natural de Santa Cruz do Sul e Lúcia nasceu em Porto Alegre. O casal mora há 33 anos em Venâncio Aires. Luiz Osvaldo é formado em Filosofia e Administração de Empresas. No Lions, do qual faz parte há 29 anos, exerceu diversos cargos, dentre eles o de presidente, e foram casal governador do Distrito LD-2 entre 2011 e 2012. Wagner já participou da diretoria de diversas entidades, como da Apae, João XXIII, Lar Novo Horizonte, neste foi um dos fundadores. Lúcia é professora, graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa e desde jovem exerceu o voluntariado. No Lions, foi a primeira mulher a chegar na presidência. Também é a atual presidente do Centro Promocional João XXIII e colaboradora em diversas entidades.
Já com o título de Cidadão Emérito foi agraciado Arnildo Bento da Silva, a partir da sugestão do parlamentar Wilson da Silva Puthin (PP). Reconhecido como comunicador do rádio há 50 anos e tradicionalista, Arnildo foi vereador por dez anos consecutivos, de 1977 a 1983 e reeleito até 1988. é também ministro da igreja católica. Foi festeiro da Festa de São Sebastião Mártir, e presidente da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, de Vila Mariante. Hoje está com 81 anos e é casado há 57 anos com Anélia, com quem também se apresenta como músico tradicionalista.
A solenidade, que contou com a participação do prefeito Airton Artus, encerrou com o pronunciamento do chefe do Executivo e do presidente Paulo Mathias Ferreira, que destacaram o papel de cada um dos homenageados e da importância de evidenciar estas pessoas pelo papel que executam na comunidade venâncio-airense.
Para completar a noite de homenagens, que lotou o plenário Vicente Schuck com a presença de amigos e familiares, houve a apresentação dos músicos tradicionalistas Anélia e Arnildo Bento e Décio Portaluppi.
{gallery}galerias/31072012{/gallery}