Vereadores de Venâncio Aires recebem garantias da continuidade da fumicultura na região

-

Depois de diversas audiências, manifestações e reuniões em defesa de fumicultores promovidas pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, quatro parlamentares foram a Brasília nesta semana, quando, enfim, voltaram com esperanças para o setor.

Na quarta-feira, 8, na capital Federal, foram três encontros, o primeiro com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, com o vice-presidente da República Michel Temer e depois com o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho. Os parlamentares venâncio-airenses Celso Krämer (PTB), Telmo Kist (PDT), Wilson da Silva Puthin (PP) e Nilson Lehmen (PMDB), levaram aos representantes do governo Federal, apontamentos discutidos durante a audiência realizada no plenário Vicente Schuck da Câmara de Venâncio Aires, na segunda-feira, 6. Em Brasília, a comitiva,  que contou com diversas lideranças do setor do tabaco da região, se propôs a discutir as restrições que o Banco Central estabelece aos produtores de fumo para créditos junto ao Pronaf e ainda saber sobre o  que o país quer levar para a COP-5, que vai acontecer em novembro na Coréia do Sul.

Depois de várias manifestações de deputados federais Sérgio Moraes (PTB), Alceu Moreira (PMDB) e Luis Carlos Heinze (PP) e estaduais Marcelo Moraes (PTB), Heitor Schuh (PSB) e Pedrinho Pereira (PSDB), senadora Ana Amélia Lemos (PP), prefeitos da região, incluindo Airton Artus, líderes, representantes sindicais e entidades que representam a fumicultura, como Afubra e sindicatos dos Trabalhadores da Fumicultura de Santa Cruz do Sul, o vereador Krämer aproveitou para levar a realidade dos produtores de fumo da região “Dissemos a eles que nossos fumicultores trabalham com cinco hectares, mantêm suas famílias e qualificam seus filhos em universidades”. A intenção conforme ele, foi confirmar aos ministros e ao vice-presidente Michel Temer que os fumicultores estão se mantendo em suas propriedades sem depender dos governos. Celso destacou ainda que, em cinco hectares, com cultura de milho ou feijão, que é a finalidade do governo Federal, se arrecada R$ 8 mil, já com a produção de fumo, na mesma área, a renda sobe para R$ 60 mil. Assim, ainda lembraram que não são favoráveis a fumar, mas que com 85% do fumo sendo exportado, é preciso incentivar a plantação do tabaco, a geração de renda e garantia de bons índices na economia de Município, Estado e também País. Os vereadores lembraram ainda que Venâncio Aires vem trabalhando com a diversificação “Somos o município que mais produz fumo e também o terceiro que mais planta milho”. Isso é resultado da diversificação.

Na audiência que aconteceu nesta semana também em Venâncio Aires, as manifestações foram pesadas com relação às restrições que o governo Federal vem tendo com o fumicultor.

Os ministros Mendes e Vargas, assim como o vice-presidente Temer garantiram aos integrantes da comitiva que não serão tomadas decisões que desfavoreçam os fumicultores, e que a região será chamada para discutir também o que será levado para a COP 5.

EMENDA

Com a estada em Brasília, o vereador Wilson da Silva Puthin (PP) entregou ao deputado José Otávio Germano um edido para que destine emendas com recursos financeiros ao Hospital São Sebastião Mártir. Conforme Puthin, o pedido é que seja feito emenda para o ano de 2013.

Fonte: Assesoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido