Estudante do 6º semestre de Engenharia da Computação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), João Carlos Ilha Baierle, 19 anos, revela que, quando saiu da escola, foi bem difícil escolher a área que gostaria de cursar na universidade. “Sempre gostei de praticar esportes, jogar videogame e ler sobre política e assuntos cotidianos, então foi tudo uma grande confusão”, comenta.
Por fim, a escolha pela Engenharia da Computação se deu porque este, segundo ele, é um curso que vem crescendo muito nos últimos anos e que amplia o conhecimento nas questões exatas ao mesmo tempo em que proporciona um senso lógico para coisas simples.
João conta que, ao longo de toda a graduação, a Unisc oferece diversas opções de bolsas e oportunidades, tanto pelo departamento do curso de Engenharia da Computação quanto por empresas parceiras da universidade. “Existem bolsas que buscam ampliar tua experiência com computadores e afins e que são aplicadas na própria Unisc; existem até estágios procurando pessoas que simplesmente buscam conhecimento, sem necessidade de experiência”, relata.
“Além disso, a Unisc te dá acesso a um laboratório, onde é possível ter privacidade para criar teus próprios projetos ou fazer atividades do curso”.
Ainda, outro fator que faz com que João não se arrependa de sua escolha, é a facilidade de fazer amigos na universidade. “Não importa a atividade que se deseja fazer, você vai sempre encontrar pessoas que estão pensando o mesmo que você e vão ser tuas companheiras durante todo o curso”, diz ele. Esse companheirismo para realizar as atividades, para o jovem, é muito importante, principalmente para quem mora longe. “Assim, encorajo quem tem dificuldades durante a graduação a participar dos diretórios acadêmicos de seus cursos e também do DCE”, comenta João, acrescentando que isso possibilita uma troca de experiências entre os estudantes que ajuda ambas as partes.
Para o futuro, João Carlos revela que, após definir especificamente o trajeto que irá seguir (seja estudar mais, procurar oportunidades no exterior ou buscar alguma coisa por aqui mesmo), espera encontrar um ambiente profissional que seja justo e o ajude a ampliar o conhecimento em sua área.