Mostrar uma radiografia de Venâncio Aires em números, com sua infraestrutura, suas empresas, sua produção rural e industrial e suas potencialidades. Foi com esta proposta que, em 2009, a Folha do Mate lançou a primeira edição da revista Perfil Socioeconômico. E, na noite de ontem, na sede da empresa, foi apresentada a oitava edição, que aborda os setores de comércio e serviços, com ênfase para redes de cooperação e associativismo. Durante a solenidade de lançamento da nova publicação, foram certificadas as dez maiores empresas de Venâncio conforme o Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2015.
Assim como em edições anteriores, a publicação também abre espaço para apresentar características da cidade, como geografia, representação política e infraestrutura, assim como dados relacionados à economia, como listas de empresas locais que mais contribuem com impostos, balança comercial e exportação. A microrregião, formada por Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, também está em evidência, com a apresentação de dados de cada município.A publicação tem tiragem de 8,5 mil exemplares e também terá distribuição dirigida para escolas, bibliotecas e órgãos governamentais em nível estadual e federal. Com edição bilíngue (português e inglês), o Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião já se consolidou como principal documento para pesquisa e divulgação das cidades, estando presente, inclusive, em missões empresariais e governamentais no Brasil e fora dele.
EVOLUçãODiretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke explicou que em 2016 a revista acompanhou a evolução de Venâncio Aires em números e que desde a sua primeira edição, em 2009, foi firmada uma parceria com a Administração Municipal para mostrar o potencial e crescimento do município. “A partir desta revista, se mudou a realidade de mostrar Venâncio Aires em nível de governos do Estado e Federal”, frisou.
DESAFIOA gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One (que juntamente com a China Brasil Tabacos apoia a iniciativa do Perfil Socioeconômico) , Deise Kanitz, salientou que no início ou fim de um ano, não há como não falar sobre ‘desafios’. De acordo com ela, a palavra tem significados de provocação, estímulo e instigação, que são motivadores de pessoas.O vice-prefeito e prefeito eleito Giovane Wickert lembrou que em 2009, quando junto com o prefeito Airton Artus assumiu a gestão municipal, teve a honra de nas primeiras viagens a Brasília, levar a revista, apresentá-la ao Governo Federal e mostrar um município que transparecia crescimento. “Hoje, este projeto vai mais longe e congrega a microrregião”, argumentou. Falou do desafio que os novos prefeitos da região terão para unir os vales do Rio Pardo e Taquari e desejou que o centro dos vales seja recuperado numa grande sinergia.
SEQUêNCIA“A revista terá a continuidade e ainda prestará muitos serviços ao município”, salientou o prefeito Airton Artus durante seu pronunciamento. Ele acrescentou que a noite era um dia de comemoração moderada, porém, não menos importante. “A publicação é uma forma de fazer com que venâncio-airenses conheçam a sua cidade”, disse.
Empresas certificadas
Durante o lançamento da revista, foram certificadas as dez maiores empresas do município conforme Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2015. A certificação já é um momento tradicional do lançamento do Perfil Socioeconômico que traz, todos os anos, a relação das 100 maiores empresas por VAF
1ª – Alliance One Brasil 2ª – China Brasil Tabacos3ª – CTA Continental Tobaccos Alliance4ª – Brasfumo5ª – Tabacos Marasca6ª – Refrimate7ª – Tabacos Novo Horizonte8ª – Metalúrgica Venâncio9ª – Frigorífico Kroth 10ª – Venax Eletrodomésticos