Termina hoje o curso de confecção de perucas, realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. Desde a terça-feira da semana passada, voluntárias aprenderam a produzir os acessórios, para dar início ao Banco de Perucas da entidade. A capacitação foi ministrada pela professora Rosemary Manomics, de Canoas.
Ao longo de uma semana, nove mulheres aprenderam a tecer os fios, confeccionar as toucas e costurar as mechas nos moldes. Durante o curso intensivo, elas confeccionaram três perucas. A idealizadora do projeto, Dóres SchuhTeixeira, explica que a ideia é produzir mais alguns acessórios para, então, iniciar os empréstimos a pacientes que perdem o cabelo durante o tratamento contra o câncer. “Nossa intenção é ter no mínimo 30 peças”, afirma.
Segundo Dóres, a Liga buscará parceria com salões de beleza para lavar e produzir as perucas para o uso, antes de repassar aos pacientes. “Eles vão utilizar pelo tempo que necessitarem, sem custos. Depois de devolverem faremos a esterilização e o encaminhamento para os salões, novamente”, detalha.
A presidente da Liga de Venâncio Aires, Izoldi Bugs, destaca a importância da parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas e a professora Rosemary, a qual ministrou o curso de forma gratuita. “Agradecemos a dedicação da professora, da Liga de Canoas e da Dóres, que não desistiu até trazer a ideia do Banco de Perucas.” Doações de cabelo podem ser feitas na sede da Liga, junto ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).