Abaixo, confira o conteúdo programático para o curso ‘SmartCode – Crie seus próprios games com Scratch’, voltado a crianças de 8 a 12 anos.
As aulas de 120 minutos irão ocorrer nas terças-feiras, com dois horários disponíveis: das 10h às 12h, e das 13h às 15h, na sede da Folha do Mate. Ao longo da semana, os alunos reberão uma vídeo-aula com cerca de 10 minutos de duração com dicas para programar.
CONTEúDO:
Aula 1: Criando um avatar e o fazendo dançarNesta aula será apresentada a ferramenta Scratch, e nela os alunos farão (ou personalizarão à partir de um modelo) um avatar, o qual será usado nas próximas aulas. Nesta, ainda farão o seu avatar dançar!
Aula 2: Pique-Pega, Pique-EscondeQue tal uma revisão de um antigo jogo? Os alunos farão uma versão digital de Pique-Pega e Pique-Esconde com o seu personagem. Usando o mouse, deverão clicar no seu avatar, que vai se mexer e desaparecer aleatoriamente pela tela. Decidir em aula a pontuação e tempo.
Aula 3: Deixe o cachorro dormirPara que incomodar quem está quieto? Nesta aula, os alunos criarão um jogo no qual o seu avatar irá cutucar um cachorro que está quietinho, até que o cachorro saia atrás do avatar.
Aula 4: Caçador de estrelasO avatar vive com a cabeça nas estrelas, e por isso resolveu pegar algumas. Assim, neste jogo, o avatar se tornará um caçador de estrelas, podendo entrar em uma nave que seguirá o mouse. O objetivo é pegar o máximo de estrelas que puder.
Aula 5: O LabirintoOs alunos desenharão um labirinto, e usando o teclado, levarão o seu avatar de um lado para o outro. Obstáculos poderão ser colocados no caminho.
Aula 6: Quem é?Nesta aula, os alunos farão um jogo de adivinhação. Serão escolhidos alguns itens (em torno de cinco), e estes irão se materializar gradativamente enquanto os alunos tentam adivinhar qual aparecerá antes do item aparecer completamente
Aula 7: Corrida de avataresOs jogos podem ser multiplayer, então, cada aluno escolherá dois avatores aleatórios, e estes serão posicionados em um lado da tela. Via teclado, será feita uma disputa com os colegas. Aquele que for mais rápido ao teclar, ganha.
Aula 8: Avatar inteligenteE se o avatar criado pelos alunos puder fazer perguntas e dar respostas? é o que os alunos farão nesta aula, criando perguntas que o avatar fará, e que os alunos responderão, de acordo com respostas pré-determinadas. Um aluno responderá as perguntas do avatar do colega.
Aula 9: Dragão da MatemáticaO avatar dos alunos encontra no caminho um dragão que, entre suas chamas, envia fórmulas matemáticas. Para vencer as chamas, o avatar terá que acertar a conta atirada pelo dragão. Decidir em aula as fórmulas matemáticas, pontuação e tempo. Um aluno responderá as perguntas do avatar do colega.
Aula 10: Nomes em inglêsEste é um jogo de adivinhação e de inglês! Aqui, alguns personagens irão aparecer gradativamente, e os alunos deverão escrever, em inglês, o nome destes personagens. Quantos antes adivinhar, mais pontos ganha.
Aula 11: Desafio final, seu próprio jogoPara celebrar a última aula, os alunos irão planejar e executar um jogo criado pela sua criatividade. A atividade é livre, mas os alunos poderão, trazer elementos dos jogos que fizeram nas últimas aulas.
>> OBS.: A realização do curso nos horários descritos acima está sujeita a número mínimo de inscrições. O curso possui vagas limitadas, com previsão de dez alunos por turma.
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SOBRE O PROFESSOR:
Luiz Henrique Rauber Rodrigues é graduado em Ciências da Computação, especialista em Gerenciamento de Projetos e mestre em Nanociências. Professor no Senac Santa Cruz do Sul, também é mentor do Startup Weekend, e palestrante de eventos como Campus Party, Latinoware e Fisl.
VALOR DO CURSO:
Parcelado no cartão: 3 X de R$ 150,00
à vista: R$ 390,00
INSCREVA-SE: Manifeste seu interesse nos comentários abaixo, que a equipe da Folha do Mate entrará em contato para efetivar a inscrição. Você também pode enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para o número 51 3793 2450.