Enquanto municípios da região se reúnem hoje para tratar da próxima Consulta Popular do Governo do Estado, a unidade do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires segue mobilizada e à espera do caminhão auto-bomba votado pela comunidade no processo de 2014. O veículo está orçado em R$ 480 mil e faz parte de uma demanda da área da Segurança Pública aprovada para ser contemplada no orçamento de 2015.
Desta forma, a corporação do município está se mobilizando para que o Governo do Estado faça a compra do veículo e o encaminhe ao município. O pedido será reforçado hoje à tarde, durante a reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, capitão Gustavo Lock, atualmente a unidade de Venâncio Aires, que também presta atendimentos ao município vizinho de Mato Leitão, tem três viaturas de combate à incêndio. Ele ainda salienta que este caminhão votado na Consulta Popular de 2014 é importante, em especial, para que haja um planejamento preventivo com os veículos de atendimento.
‘Quando paramos o caminhão principal, contamos com os dois antigos e isso está sobrecarregando eles, que também não têm uma estrutura para manter um atendimento mais consistente, mais diário. Se nós não começarmos agora a buscar uma solução, não adianta amanhã depois estarmos com problemas de caminhão’, pondera.
Dos três caminhões pertencentes à guarnição local, dois são mais antigos, um de 1978 e o outro de 1991. O mais novo é de 2004. ‘Os dois caminhões mais antigos são veículos que esporadicamente a gente pode atender um incêndio, em especial, quando o nosso principal vai para conserto. Eles não são caminhões que podemos contar para o atendimento à comunidade’, explica Lock.
Voto da comunidade
O capitão lembra que a aquisição deste caminhão para auxiliar os atendimentos do Corpo de Bombeiros foi uma demanda votada pela comunidade em 2014. ‘Nós ganhamos este caminhão em 2014, fizemos a votação. A comunidade venâncio-airense abriu mão de outras demandas para votar neste projeto’, lamenta.
Lock ainda destaca que o Corpo de Bombeiros está na busca do cumprimento desta demanda. ‘Estamos atrás para que se cumpra a participação popular que se teve em 2014. Agora estão se fazendo novas votações, mas ainda não contemplaram as antigas’, acrescenta.
De acordo com Lock, a Câmara de Vereadores fez uma moção apoiando o projete e há, também, manifestações dos poderes Executivos e Legislativo junto ao Governo para que este caminhão seja enviado para o quartel local.
O capitão também comenta que outros pelotões próximos já têm veículos mais novos. ‘Nosso caminhão é de 91, não é um caminhão novo.’
Demanda para este ano
O comandante do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, capitão Gustavo Lock, informa que durante reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) hoje, além de intensificar o pedido para o envio do caminhão auto-bomba votado na Consulta Popular de 2014, o Corpo de Bombeiros irá apresentar sugestões de demandas para a próxima Consulta Popular. Além disso, o sargento Luimar lembra que durante a reunião a unidade local irá se atualizar sobre o andamento da aquisição deste caminhão, que de acordo com ele, é muito importante para a prestação de atendimento à comunidade.
Para este ano, a solicitação será de uma viatura mais tracionada que será usada, em especial, no transporte do barco usado pelo pelotão em situações de alagamentos e enchentes, e para o atendimento mais rápido em acidentes de trânsito. ‘Umas das nossas solicitações vai ser uma caminhonete para o transporte do barco e para o atendimento mais rápido em acidentes de trânsito’, cita.