IPTU Mais garante desconto no bolso e contribui com o meio ambiente

-

Foto: Cristiano Wildner / Folha do Mate Hendges possui uma composteira nos fundos de casa tem cerca de 1,05 metros cúbicos de área
Hendges possui uma composteira nos fundos de casa tem cerca de 1,05 metros cúbicos de área

O compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, garante economia aos contribuintes para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Venâncio Aires. Neste ano o projeto IPTU Mais garantiu abatimento no imposto para 33 proprietários, que comprovaram ações como o uso de composteira, cultivo de árvores no passeio público e reutilização de água da chuva.

Um dos beneficiados foi o servidor público Altemir Roberto Hendges, 57 anos, que reside na Avenida Ruperti Filho. Ele paga mais de R$ 1,8 mil com o imposto, mas cita que o benefício do desconto é secundário. “Há quatro anos já tenho composteira. Tentamos aproveitar tudo em benefício das flores e árvores. Com isso, deixa de ser necessário comprar adubos”, destaca. A composteira que possui nos fundos de casa tem cerca de 1,05 metros cúbicos de área.

No ano passado Hendges conseguiu 7% de desconto. Além da comprovação da composteira, também garantiu abatimento no IPTU por meio da área efetivamente permeável. Para 2019 mais um desconto poderá ser somado, que é o sistema de captação de água da chuva. “Aprimoramos ele ao longo do último ano e agora está efetivamente em funcionamento”, informa.

Apenas com o incentivo do uso da composteira, quase 15 toneladas de resíduos orgânicos deixarão de ser transportados, pela Prefeitura, até o aterro sanitário. Isso, automaticamente reduz as despesas municipais, informa o secretário da Fazenda de Venâncio Aires, Eleno Stertz. “É a situação do ganha-ganha. Ganha o contribuinte por estar obtendo desconto no IPTU, ganha a Prefeitura por estar incentivando a cidadania ativa e ganha o meio ambiente”, ressalta.

DIÓXIDO E ÁGUA

Ao longo deste ano é estimado que sejam absorvidos quase 250 quilos de dióxido de carbono com árvores plantadas no passeio público, melhorando a qualidade do ar da população. Também é estimado que serão absorvidos 839 mil litros de água em áreas permeáveis, colaborando com a redução de área alagáveis. Para a formatação dos indicadores do IPTU Mais foram utilizados parâmetros apontados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do memorando 112/2018.

ECONOMIAS

Na primeira edição 129 contribuintes aderiram ao programa e destes, 33 conseguiram abatimento. Segundo informado, 21% foi o desconto máximo que um contribuinte de Venâncio Aires alcançou, para as iniciativas ambientais neste ano. Mais de 30 mil economias estão cadastradas na Prefeitura da Capital do Chimarrão.

ADESÃO AO IPTU MAIS ENCERRA NO FIM DO MÊS

1 A Prefeitura de Venâncio Aires receberá, até o dia 30 de setembro habilitações ao IPTU Mais de 2019. Para isso, é preciso procurar os guichês de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, que funciona no prédio principal do Executivo Municipal.

2 Para os moradores do interior do município, o desconto linear será de 50% da alíquota, e os distritos terão participação direta no direcionamento dos investimentos, podendo escolher para onde os recursos arrecadados devem ser destinados. Podendo vir a ser aplicado em ensino, saúde, infraestrutura, entre outros.

3 Para os descontos sustentáveis, um check-list está disponível no site e no setor de atendimento da Prefeitura. Nessa lista podem ser conferidos os possíveis descontos e os documentos necessários para comprovação dos itens.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido