Projeto busca direcionar e inspirar artesãos

-

Foto: Débora Kist / Folha do MateAngélica, Maria Zulmira, Rosane e Luana formam o grupo técnico do projeto.
Angélica, Maria Zulmira, Rosane e Luana formam o grupo técnico do projeto.

Que arte, cultura e história estão envolvidas no trabalho artesanal todo mundo sabe. Mas também pode ter tudo a ver com moda, tendências e identidade. E é pensando nestes conceitos que em breve um projeto sairá do papel, inclusive com recursos de R$ 30 mil garantidos. Chamado de “Inspiração e renda – o artesanato está na moda”, o projeto foi aprovado nesta semana, na categoria Microprojetos Pessoa Física, de edital do Pró-cultura RS via Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

A proposta foi idealizada pela coordenadora do Departamento de Turismo de Venâncio Aires, Angélica Diefenthäler. Segundo ela, o principal objetivo é direcionar e inspirar os artesãos do município, para que não apenas se limitem à reprodução. “É uma percepção geral, da comunidade e dos próprios artesões, de que precisamos mudar algumas coisas. A proposta é renovar aquele produto feito à mão, valorizando a identidade de Venâncio e que isso seja rentável. E quem procura um trabalho único, também ficará satisfeito”, destaca Angélica.

Para colocar o projeto em prática, mais três mulheres se somam ao trabalho. Uma delas é a designer de moda, Luana Sehn. Ela entende que embora a moda carregue o conceito de massificação devido às tendências, é possível trabalhar isso em algo único e artesanal. “Uma das funções é valorizar o local, a produção única e manual. Porque moda também é comprar pela história e pelo sentimento.”Completam o grupo técnico Rosane Haeser, que trabalha com artesanato há cerca de 30 anos, e a professora e historiadora, Maria Zulmira Portella de Moura, que será a responsável pela assessoria histórica e cultural.

INSCRIÇÕES E OFICINASO prazo inicial do projeto é de oito meses e deve ser finalizado em 2019, com o lançamento da coleção “Venâncio feito a mão”. Mas antes disso, haverá oficinas temáticas e exposições. Para participar, não é necessário ser um artesão habilitado na carteira de trabalho, mas é preciso morar em Venâncio Aires, ter mais de 16 anos e ter alguma habilidade com as mãos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir da próxima semana, sempre nas sextas-feiras, entre 9h e 10h, e aos sábados, entre 13h30min e 15h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), junto ao Museu de Venâncio Aires. No momento da inscrição, é importante levar algum material ou produto que comprove habilidade com trabalho artesanal.

Cerca de 30 a 40 pessoas serão selecionadas, as quais participarão de encontros técnicos e oficinas. Neles, serão trabalhados o tema para a criação das peças da coleção, o padrão necessário de acabamento e estética, além de conteúdos como precificação, atendimento, visual merchandising e economia criativa e solidária.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido