Jovens estreantes faturam a 14ª edição da Copa Rotary de Vôlei de Praia

-

Juventude contra experiência. A final da 14ª Copa Rotary de Vôlei de Praia teve o encontro entre duas duplas de extrema qualidade, cada uma com sua característica. Na temporada 2018, o título ficou com os jovens Andrei e João, que vieram de Uruguaiana para a sua primeira experiência em torneios realizados em Venâncio Aires. Na decisão, eles venceram os venâncio-airenses Luciano Spies e Zilomar Nagel pelo placar de 21 a 19, em um jogo de extrema qualidade técnica e decidido nos detalhes.

Foto: Daniel Heck / Folha do MateZilomar e Luciano ficaram com o segundo lugar e receberam o prêmio de Henrique Silva e Ricardo Silberschalg
Zilomar e Luciano ficaram com o segundo lugar e receberam o prêmio de Henrique Silva e Ricardo Silberschalg

Luciano Spies, 41 anos, parecia um garoto em quadra, correndo de um lado para o outro, buscando bolas incríveis, fechando bloqueios e atacando bolas precisas. Seu companheiro, Zilomar Nagel, 28 anos, é um canhão ofensivo com o seu potente braço esquerdo e tranquilidade em quadra. Um já sabe o movimento do outro com simples trocas de sinais e olhares, haja vista o longo período de parceria dentro de quadra.

Pela segunda vez consecutiva finalistas da Copa Rotary, Luciano e Zilomar encararam na final os, até então, desconhecidos Andrei Huber e João Gomes. A dupla que veio de Uruguaiana foi a última a se inscrever e vinha para a sua primeira disputa de Copa Rotary. Poucos adversários conheciam os dois garotos e ao vê-los antes de entrar em quadra talvez nem cogitassem que seriam os finalistas do certame.

Esse desconhecimento durou até o momento em que eles pisaram em quadra e começaram a desfilar o seu voleibol com muita técnica, avaliado por Ricardo Silberschlag, um dos organizadores, como uma das melhores atuações que viu nos últimos tempos. “Esses garotos jogaram o fino do vôlei, mostraram muita qualidade técnica e física. É importante vermos a renovação do esporte e não ficarmos sempre repetindo as finais”, avalia.

Foto: Daniel Heck / Folha do MateJoão e Andrei mostraram muita técnica e garantiram o título de forma invicta
João e Andrei mostraram muita técnica e garantiram o título de forma invicta

Na decisão, as duplas fizeram um jogo altamente técnico, dado refletido no placar final: 21 a 19. Durante a partida não houve nenhum momento em que alguém abrisse uma margem superior aos três pontos. Após o título, Luciano Spies comemorou a volta a decisão e o nível do campeonato. “É a minha quarta ou quinta final e estou muito feliz por chegar no segundo ano consecutivo na decisão. A idade pesa um pouco, até pelo fato de termos vindo da chave perdedora e jogarmos mais jogos que eles. Os garotos estão de parabéns, eles têm um futuro brilhante na modalidade”, afirma Spies.

No lado campeão, Andrei Huber explica que a dupla está treinando há sete meses junta e que tem planos audaciosos pela frente. “Nosso projeto é o de disputar o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Nós realizamos três treinamentos semanais de preparação física e mais os períodos de trabalho técnico. Estamos focados e esse título só nos motiva mais, fomos muito bem recebidos pelos organizadores, atletas e cidade. Queremos voltar em 2019”, disse após receber o prêmio de mil reais pelo título.

Para a próxima edição da Copa Rotary, os organizadores querem ampliar o certame e reunir 24 duplas para dois dias de jogos. “Nossa proposta é a de realizar o torneio durante a próxima edição da Fenachim para comemorar os 15 anos da Copa Rotary. Já temos contatos com atletas de Santa Catarina e a vamos marcar a data com antecedência para o pessoal poder se organizar”, explica Ricardo.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido