Venâncio busca apoio da Funasa para programas de melhorias em redes hídricas

-

Foto: Divulgação / Arquivo PessoalRepresentantes dos municípios selecionados para o evento. No grupo, está Everton Notti, coordenador da Vigilância Sanitária de Venâncio Aires
Representantes dos municípios selecionados para o evento. No grupo, está Everton Notti, coordenador da Vigilância Sanitária de Venâncio Aires

A semana em que se comemora o Dia Mundial da Água é de encaminhamentos importantes para Venâncio Aires. Além do lançamento da Carta ao Castelhano, documento no qual serão listadas as necessidades do principal arroio e fonte de abastecimento de Venâncio Aires, o município está representado no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. O evento foi criado em 1996 e é a primeira vez que ocorre no Hemisfério Sul. Entre os participantes está Everton Luís Notti, coordenador da Vigilância Sanitária de Venâncio Aires.

Na Capital Federal, ele diz que tem procurado informações e ideias sobre outros projetos possíveis para aplicar na Capital Nacional do Chimarrão. Em especial, estreitar a relação com a Fundação Nacional de Saúde e buscar melhorias para as redes hídricas do município. “Ainda não dá para criar maiores expectativas neste momento, mas buscamos junto à Funasa apoio técnico para entrar em programas de melhorias das SAC (Solicitação Alternativa Coletiva). Também há modelos adotados no estado de Goiás que nos servem e vamos buscar copiar bons exemplos”.

Venâncio Aires e o também gaúcho Pinheiro Machado são dois dos 40 municípios brasileiros selecionados a dedo para o Fórum Mundial da Água. Segundo Everton Notti, trata-se de um reconhecimento a estes municípios por parte do Ministério da Saúde, que possui todos os indícios nacionais dos cumprimentos de metas de controle e qualidade da água de consumo humano. “Fomos convidados pelo trabalho executado pelos servidores da Vigilância Sanitária, em especial a Cristiane Fabrin, e colhemos os trabalhos iniciados no passado pela servidora aposentada Vera Fagundes”, destaca Notti. Ele salienta ainda o trabalho de diagnosticar substâncias impróprias para consumo humano na água, como é o caso de agrotóxicos. “Só há diagnóstico quando se busca e se monitora com zelo e responsabilidade”.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Venâncio Aires deve se reunir na próxima semana com o secretário municipal da Saúde, Ramon Schwengber, e o prefeito Giovane Wickert, para tratar dos assuntos debatidos durante o fórum e daquilo que pode ser aplicado no município. O 8º Fórum Mundial da Água começou na última segunda-feira, 18, e encerra amanhã, 23.

Carta ao Castelhano será lançada sábado

Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado hoje, Venâncio Aires realizará um evento alusivo no próximo sábado, dia 24. A Secretaria de Meio Ambiente lançará a Carta ao Castelhano, um documento contendo as necessidades em relação ao manancial responsável por 80% do abastecimento do município. O ato ocorrerá a partir das 9h na academia do Acesso Grão Pará. Conforme a Prefeitura, a intenção é preservar as nascentes do Arroio Castelhano, desassorear o leito e garantir a continuidade de ações em defesa do manancial.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido