Se você está passando por diferentes sintomas de fadiga, perda de cabelo, aumento da sensibilidade ao frio, rouquidão, ganho de peso, fraqueza muscular, dores e rigidez das articulações, há possibilidade de se tratar de hipotireiodismo. Quando esses sintomas aparecerem é hora de procurar o seu médico, que lhe dará o diagnóstico mais preciso para um posterior tratamento do hipotireoidismo
O especialista irá identificar o funcionamento dos hormônios da glândula tireoide, para saber se ela está produzindo a quantidade suficiente de certos hormônios importantes. Em alguns casos será preciso aderir a medicação, mas dependendo do tratamento, os suplementos de ervas em forma de chá ajudarão a aliviar seus sintomas.
O benefício dos chás no tratamento do hipotireoidismo
Quando o hipotireoidismo é autoimune, o que acontece em cerca de 80% dos casos, ervas desintoxicantes, que eliminam toxinas e favorecem a melhoria do metabolismo, podem ser utilizadas no tratamento. Aprenda como preparar os chás, que podem se tornar os aliados neste tratamento.
Chá de skullcap ou raiz de valeriana
Para distúrbios do sono causados por hipotireoidismo, tente skullcap ou chá de raiz de valeriana.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de folhas secas
- 2 colheres de chá de raízes picadas e secas
- 2 xícaras de água fervente
Modo de preparo
Para fazer o chá skullcap, faça uma infusão de chá de folhas secas em 1 xícara de água fervente por 10 a 15 minutos e coe.
Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão é uma planta medicinal que atua sob o sistema nervoso e melhora o bem-estar, reduzindo sintomas como cansaço ou dificuldade de concentração, por exemplo.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas de Dente-de-leão
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
- Coloque as folhas no interior da xícara e deixe repousar por 3 minutos
- Coe e tome morno 2 vezes por dia
Chá de geniciana
Esta é uma planta que tem uma forte ação tônica, além de melhorar a disposição, permitindo combater os sintomas associados ao hipotireoidismo. Dessa forma, este chá é uma boa opção para completar o tratamento médico e melhorar o bem-estar.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas de genciana
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
- Junte os ingredientes, deixe repousar por 5 minutos e depois coe. Beba este chá 1 a 2 vezes por dia.
Chá de azedinha ou vinagreira
A azedinha, também conhecida como Vinagreira, é uma planta que tem forte propriedade estimulante e, por isso, é capaz de aumentar o metabolismo, contrariando os efeitos do hipotireoidismo.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas secas de Azedinha
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Coloque as folhas de azedinha na xícara de água fervente, tampe e deixe repousar por cerca de 3 minutos. Depois coe a mistura e beba 2 a 3 vezes por dia, conforme o necessário.
Chá de centella asiática
Este chá é ótimo para melhorar a circulação e, por isso, atua como tônico, aumentando o metabolismo e reduzindo os sintomas de cansaço típicos do hipotireoidismo. Além disso, a centella asiática também ajuda a melhorar a memória e aumentar a concentração.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de Centella asiática
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver e assim que começar a borbulhar, coloque as folhas e desligue o fogo. Tampe, deixe repousar por 3 a 5 minutos e depois coe e beba, 2 a 3 vezes por dia.
Chá de ginseng
O ginseng é um dos melhores estimulantes naturais, tratando a fadiga, a falta de concentração e o cansaço mental. Dessa forma, pode ser utilizado durante o tratamento do hipotireoidismo para melhorar todos os seus sintomas mais rapidamente.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de Ginseng
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Junte os ingredientes, tampe a xícara e deixe repousar por 5 minutos. Depois coe e beba ainda morno até 2 vezes por dia.
Kit 6 Chás Mate 10G Infusão + Infusor Algodão Modelo Adorno