MasterChef: Mensagens de ódio e racismo contra Leonardo Santos repercutem nas redes sociais

-

Leonardo Santos, participante do MasterChef Brasil, vem enfrentando uma situação que envolve discursos de ódio, xenofobia e racismo na internet. No início desta semana, ele usou suas redes sociais para falar sobre o assunto.

Ele mostrou algumas das mensagens que tem recebido:

Isso é pq é coisa da minha cabeça. pic.twitter.com/FIKymYSfpd

— Leonardo Santos (@MChefLeonardo) 4 de julho de 2017

Após receber uma imagem com a foto de participantes negros que já participaram do talent show, na qual o autor dizia que ‘não comeria nada preparada por estas pessoas’, Leonardo também publicou um texto falando sobre o assunto:

 

(…)Mas essa imagem me permitiu refletir um pouco sobre esse cenário asqueroso de racismo oculto que vivemos todos os dias, foram alguns minutos olhando os participantes da foto e fazendo uma rápida busca na internet, e pronto: o participante negro que reclama não conhecer ingrediente “é pobre, chorão, se fazendo de vítima, insuportável” uma outra participante qualquer com a mesma atitude “não é obrigada a conhecer tudo”, a participante negra que quer dominar sua praça na prova em grupo ” tá se achando, a macaca” o outro participante branco que além de cuidar da praça dele ainda quer se meter na praça do outro “tá preocupado com o resultado da equipe”, o participante negro que foi eliminado e ficou puto “não sabe perder, ridículo, chorão, volta pra Bahia” a participante branca “não deveria ter saído”, a participante negra que apresentou dificuldades em algumas provas, não se saiu tão bem e voltou na repescagem é “imunda, corta essa cabelo nojento, deveria voltar pro buraco de onde não deveria ter saído”, o participante branco na mesma situação é “tão fofo, meu crush”, a participante negra que chorou em uma prova ou outra por resultados bons ou não é “chorona, insuportável, horrorosa, deveria ter saído” a participante branca chorando ” é sensível tadinha”, os participantes negros auto-confiantes e determinados são arrogantes, prepotentes e um milhão de outros xingamentos, os participantes brancos confiantes sim são confiantes e determinados. Não usar xingamentos explícitos, ou falar sobre cor da pele não te faz uma pessoa livre de preconceito, suas atitudes sim são capazes de falar sobre você. E quando eu faço alguma coisa no programa que não agrada gente como vocês, tenho cada vez mais certeza que estou no caminho certo. Muito obrigado por me acordar de madrugada com uma porcaria dessas, mas que foi capaz de mostrar o quanto somos diferentes, graças a deus. #masterchefbr #teamleo

A post shared by Leo Santos | Masterchef 4ª (@leonardomchefbr) on Jul 2, 2017 at 8:33am PDT

O caso tem ganho grande repercussão, e muitas pessoas têm apoiado o jovem, inclusive, incentivando-o a recorrer a medidas legais:

Denúncia, POR FAVOR!Por você e por todos as pessoas que sofrem essas ofensas TODOS OS DIAS!

— ✨ CARLÃO ✨ •EB• (@itsEvan_) 4 de julho de 2017

E todos os comentários tem curtidas… Sei nem o que pensar, que coisa mais triste 🙁

— Dri Costa Manzoli (@adrika) 4 de julho de 2017

Um absurdo que, nos dias hoje, alguém ainda justifique o racismo. É só um programa de tv. Esse pensamento mostra o quão pequena vc é.

— Tati (@tativicrj) 3 de julho de 2017

@MChefLeonardo me dói saber q as pessoas mandam msg de ódio pra alguém q nem conhecem. Não se deixe abalar! MUITA energia positiva pra vc ♥

— kaya (@KayaKloss) 2 de julho de 2017

***

Vale lembrar que comentários e mensagens ofensivas desta natureza são consideradas crime, e providências legais podem ser tomadas para a responsabilização dos autores.

Relembre outros casos:

Racismo: Ludmilla deve denunciar apresentador que a chamou de ‘macaca’ ao vivo

Entenda porque a injúria racial sofrida por Titi, filha de Gio Ewbank e Bruno Gagliasso, é considerada crime

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido