Para a professora de Ciências e Química, Rosana Hansel dos Santos, a viagem de estudos contribui muito positivamente na vida dos alunos. Todos os anos, a profissional organiza uma viagem para os estudantes do sexto ano do colégio Gaspar Silveira Martins.
O destino, é a Quinta da Estância, na cidade de Viamão, um passeio especial, pensado para os alunos estudarem ecologia, natureza e arborismo. “Um dia para se desligarem do resto do mundo e curtirem da melhor maneira a interação com a natureza junto de seus colegas.
É o dia para molhar os pés, andar nos córregos, brincar na lama e praticar esportes radicais, como a tirolesa”, define a professora. O contato com os animais também é algo que encanta e fascina os estudantes, muitos dos quais, só conhecidos por livros e pela televisão. Neste dia de passeio, se tem a possibilidade de vê-los de perto e até tocá-los, aprendendo sempre um pouco mais do que lhes é passado somente em sala de aula.
A professora Rosana destaca que quando as pessoas não conhecem determinada coisa, mantêm um distanciamento maior. “Esse é o momento onde, tendo esse contato, os alunos veem como é importante preservar a natureza e ter o cuidado com os animais”.
A viagem, claro, é muito aguardada pelos alunos do sexto ano. Na fazenda, que é sustentável, todo o lanche de que se alimentam vem da própria horta do local. Árvores também são plantadas pelos visitantes como forma de retribuir todo o oxigênio consumido.
“É essas vivências que são importantes para os estudantes, como forma de conhecimento, até para a sua formação como pessoa, pois é só conhecendo que irão se preocupar e ajudar a preservar a natureza e o meio ambiente”, destaca a professora.
Veja o que os estudantes Augusto e Sofia acharam da viagem:
Para o Augusto Knak e a Sofia Geller Sulzbach, estudantes do sétimo ano, “a viagem foi muito legal, poder ficar um tempo em contato com a natureza e aproveitar de todas as atividades que o local oferece, foi muito divertido” comentam.
Eles ainda conheceram alguns passáros, animais e fizeram trilhas em meio a mata. Destacam ainda que a escola promove bastante desses passeios e que já estão ansiosos pelos próximos.
###
Neste ano, a viagem está para acontecer no mês de outubro, quando o clima é mais propício para aproveitarem toda a estrutura que o local oferece.