
Princesa Diana e seus vestidos deslumbrantes! Nesta semana fui conferir de perto a exposição em homenagem à princesa Diana, no Palácio de Kensington, no coração de Londres. Intitulada “Diana: Sua história de vida através da moda“ (Diana: Her Fashion Story) a mostra reacende o fascínio da princesa de Gales com vários vestidos ícones recontando diferentes fases de sua (breve) vida.

Desde a famosa blusa em tom rosa chá, vestida para as fotos de noivado com príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, até os vestidos de noite deslumbrantes, o impacto de cada peça é supreendente.

A exposição conta com trajes assinados pelos estilistas preferidos da princesa como David Emanuel, Versace, David Sasson, Victor Edelstein, Catherine Walker entre outros. No total são 25 peças usadas em suas aparições públicas, eventos filantrópicos, de trabalho e gala cobrindo o período de casamento e após o divórcio em 1992.


Da jovem e tímida princesa até a mulher madura e independente, com o tempo Lady Di foi ganhando confiança e a exposição capta justamente esta evolução no estilo da princesa. Durante as décadas de 80 e 90 Lady Di sacudiu o mundo da moda tornando-se a mulher mais fotografada em todo mundo. Ela rapidamente cativou o coração de milhões, espalhados em cada canto do planeta. A “princesa do povo” usava seu guarda-roupa para se comunicar com o resto do mundo.

Repetia vestidos florais (e alegres!) para visitas a hospitais e centros infantis, dispensava luvas, um protocolo da realeza que ela abandonara logo cedo, porque para ela o contato pessoal era mais importante. Nunca usou chapéu ao visitar crianças, porque como ela própria dizia, “Você não consegue abraçar uma criança vestindo um chapéu”.

Seu carisma e amor ao próximo fizeram dela muito mais que uma princesa com passado aristocrático. Ela se transformou num ícone, grande idealizadora de projetos filantrópicos, em prol das classes menos favorecidas, crianças, doentes, portadores de aids, mineiros terrestres, atravessando fronteiras onde nunca antes a monarquia britânica tinha tocado.


E durante sua trajetória usou a moda para repassar sua mensagem. Neste ano, em agosto, marca o aniversário de 20 anos de sua partida trágica e repentina, aos 36 anos, num acidente de trânsito em Paris, em 1997. Durante este ano o Palácio de Kensington, onde Lady Di morou durante 15 anos, estará organizando eventos diversos para relembrar a data com a exposição de vestidos como peça central.
Os jardins do palácio também prestam homenagem à princesa, com canteiros de flores predominantemente na cor branco, criando um cenário sereno, de paz e gratidão à princesa que inspirou milhões e cuja história continua a brilhar… A exposição fica aberta até fevereiro de 2018.

INGRESSOS – £17,00 libras adulto, £13,50 estudantes e pessoas acima de 60 anos. Crianças entrada gratuita. Recomendo fazer agendamentoonline, principalmente para os meses de verão aqui (julho e agosto) – linkhttp://www.hrp.org.uk/kensington-palace/visit-us/informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-kensington-palace/#gs.KA1mYtI . Jardins e parque têm entrada livre.

Entrada dá acesso ao Palácio Kensington que é magnífico. Já contei aqui sobre o palácio, confira o linkhttp://www.folhadomate.com/blog/da-europa70/0000/9344600


HORARIO DE ABERTURA – Março a outubro aberto das 10h às 18h. Novembro a fevereiro das 10h às 16h.
COMO CHEGAR – Metrô linha vermelha, Central Line, estação Queensway
[GALERIA_878]