Capatazia de Vila Teresinha é reaberta

-

Um grande público participou da reabertura da capatazia de Vila Teresinha, sede do oitavo distrito de Venâncio Aires. A partir de agora, o Vale do Sampaio volta a ter uma estrutura própria para atender a demanda ligada exclusivamente para as melhorias das estradas. A região é um dos berços da colonização alemã na região e, por isso, concentra grande potencial turístico, além de ser um grande celeiro agrícola, principalmente no que diz respeito à produção de soja e milho. A atividade leiteira também é considerável no vale.

Os produtores rurais Lauri José Eckert e Olário Schwaikart destacaram, em entrevista à Folha do Mate, que a reabertura é importante e veio em bom momento. ‘A maioria das estradas está sem a devida conservação já faz algum tempo. Agora será possível refazer a camada principal das estradas’, afirmou Schwaikart. Já Eckert lembrou que é importante também a gestão das valetas para evitar que o material que for depositado nas estradas não seja carregado pela água. Contudo, ambos estão bastante confiantes, mesmo a curto prazo, com a reabertura da capatazia.

A capatazia, que é vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), terá em Vila Teresinha caminhão, motoniveladora, retroescavadeira, veículo leve e rolo compactador – este será conciliado também com a capatazia de Vila Santa Emília. ‘Todos os veículos são novos ou totalmente revisados’, destacou o vice-prefeito Celso Krämer. Além disso, a estrutura irá absorver até quatro funcionários.

Prefeito Giovane Wickert lembrou do esforço interno que precisou ser feito para estancar a crise econômica pela qual a Administração passou no início do mandato. ‘Somente com muito esforço conseguimos aos poucos reabrir as capatazias’, destacou.

Presidente do Legislativo, Eduardo Kappel anunciou que parte dos R$ 50 mil que a Câmara de Vereadores devolveu ao Executivo será aplicada na comunidade com a renovação da sinalização vertical e reformas em abrigo de ônibus. A capatazia estava desativada desde o fim do governo de Airton Artus.

Schwaikart e Eckert estão otimistas quanto as melhorias nas estradas do Vale do Sampaio (Foto: Cristiano Wildner)

VILA MARIANTE

De acordo como vice-prefeito Celso Krämer durante o mês de maio será reaberta a última capatazia que está desativada, em Vila Mariante. ‘Ainda no mês de maio iremos reinaugurar a estrutura. O espaço receberá a mesma estrutura que de Vila Terezinha’, destacou Krämer. A partir de então todos os distritos voltam a ter suas próprias capatazias que cuidarão exclusivamente da conservação das estradas.

DIRETORA DA HELENA BOHN E PREFEITO MIRIM PARTICIPAM DA CERIMÔNIA

Diretora Ana Cristiana e prefeito mirim Lucas König (Foto: Cristiano Wildner)

Estiveram presentes na cerimônia, a diretora da Escola Helena Bohn, Ana Cristina Stertz e o prefeito mirim Lucas König, 14 anos. Ele foi eleito no segundo semestre do ano passado por meio de eleição virtual e contabilizou mais de 66 mil votos.

‘Todas as reivindicações elencadas foram agora atendidas pela Administração Municipal, as outras eram pintura e sinalização dos quebra-molas instalados na comunidade e revisão da iluminação pública’, destacou König.

Ana Cristina lembra que, em 31 de maio, o único educandário do Vale do Sampaio em atividade completará 69 anos. Para marcar a data será realizada uma gincana cultural envolvendo os 95 estudantes. A escola possui 16 funcionários.

 

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido